Pular para o conteúdo principal

300


" Spartans... tonigth we dine in hell" . Com essa frase, Leônidas dá aos seus companheiros de batalha, o néctar que precisavam pra transpor uma luta final contra as hordas de milhares do que se auto- proclama deus- vivo, Xerxes. Estou falando do filme 300 (300, EUA 2007), inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Miller, 300 de Esparta (1998), que estreou a pouco nos cinemas tupiniquins. O filme é simplesmente sensacional. Do começo ao fim Zack Snyder (diretor) implementa um ritmo frenético à película. A forma como ele levou às telas a graphic novel de Miller é digno aplausos. Claro, que sempre vai haver os puristas de plantão procurando pêlo em casaca de ovo. Mais que normal. No entanto, não se engane: é um tremendo filmaço. Em toda sua estética. Da fotografia a trilha sonora retumbante.


Snyder resolveu filmar tudo em tela verde. 90% do filme foi filmado dessa forma e depois os cenários e efeitos foram aplicados digitalmente, usando a mesma técnica que Robert Rodriguez aplicou em Sin City- Cidade do Pecado (Sin City, EUA 2004), outro filme inspirado nos quadrinhos de Miller. Snyder usou de muita plasticidade para dar vida ao neo-épico contando a feroz batalha de 300 guerreiros lutando contra todo um exército e conseguindo ir além. Vale destacar a interpretação inspirada de Gerard Butler como Leônidas. Ele faria Maximus Meridius (Russel Crowe- em Gladiador- 2002), se mijar todo. Rodrigo Santoro está meio que com cara de traveco, mas fez sua parte. As lutas são de um violência sem tamanho. Espere braços e pernas voando. Espere sangue e dor. A coreografia de cada batalha é impressionante. Cada fotograma vale ser conferido 300 vezes (sim... foi um trocadilho infame). Ele usou uma técnica de lento e rápido para dar um ar ainda mais pesado e violento as já sangrentas batalhas, recurso usado em vídeo clipes, tendo em vista que Snyder é oriundo dessa praia. E que ele também aplicou no bem sucedido Madrugada dos Mortos (2005), seu primeiro filme. O gibi de 300, que havia sido lançado aqui em 1999 pela Editora Abril, em formarto americano em 5 edições, foim relançado pela Devir em formato Wildscreen, com acabamento de luxo, capa dura por míseros R$ 58,00 contos. Mas o preço é de 66 pilas. Mas cheguei a encontrar de 58.



O que posso dizer mais? Que adorei o filme. Que sai com uma puta vontade de ser Espartano e baixar a porrada num monte de gente. Que espero que o próximo projeto de Snyder, Watchman, inspirado no clássico- mor dos quadrinhos adultos, escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons, seja tão bom ou melhor que 300!



300EUA, 2007 - 117 min

Direção:Zack Snyder


Elenco:Gerard Butler, Lena Headey, David Wenham, Dominic West, Vincent Regan, Michael Fassbender, Rodrigo Santoro, Andrew Tiernan, Andrew Pleavin, Tyrone Benskin, Marcello Bezina, Clint Carleton

Comentários

giu disse…
QUALQUER COISA!