Pular para o conteúdo principal

Ultimato Bourne...


Um dos filmes mais pancadas do ano, sem dúvida. Eu desconhecia o talento de Paul Greengrass até conhecer o que ele pode fazer quando dirigiu o segundo filme da trilogia Bourne. Daí fui atrás de outros materiais desse cara. Achei Vôo 93 (United 93- 2006) e Domingo Sangrento (Bloody Sunday- 1992) (fora, claro, Supremacia Bourne-2004) e esse cineasta se mostrou pra mim um dos sujeitos mais kick ass que conheço. Sua filmografia pode ser pequena até aqui, já que trabalhou muito mais na TV, mas espero que cresça esponencialmente. Bem... é dele também o Ultmato Bourne (Ultimatum Bourne- 2007) o terceiro e último filme do agente desmoriado Jason Bourne que se iniciou em 2002 com Doug Lima na direção (Sr. e Sra. Smith), fecha-se com chave ouro. O filme segue tão frenético quanto os anteriores, mas com uma carga de adrenalina maior. O filme tem inicio justamente na perseguição que finalizou o segundo, mas com um bônus: no segundo, ele encerra o filme sem o chamado “continua” como é caso de filmes como Matrix Reload e Duas Torres e ainda assim, ele se encaixa perfeitamente dentro do terceiro numa saca espertíssima entre o diretor e os roteiristas.

Agora Bourne está mais próximo de achar sua identidade perdida que nunca. Começando pela Rússia, Londres, indo para Itália, nos levando pra Marrocos e nos deixando em Nova Iorque. Greengrass consegue construir cena de tensão e ação como ninguém. Sua câmera nervosa nos joga dentro das perseguições, nos deixa cara a cara com assassinos e nos faz correr por telhados numa das passagens mais empolgantes da pelicula. Matt Damon, que muita gente torcia o nariz quando souberam que ele seria o agente Jason Bourne no primeiro filme, mostro-se sim uma ótima escolha. Ele passa toda a tensão e confusão do personagem. No filme Bourne consegue uma pista sobre seu passado através de um repórter londrino. Com isso, a agencia que pode ser comprometida entra em ação e joga um monte de agentes em seu encalço tentar achá-lo todas as formas. Um dos melhores filmes de espionagem, de fato.

Com uma fotografia belíssima e efeitos sonoros que fazem você sentir os socos de Bourne e os tiros raspando na sua cabeça, Ultimato Bourne é um daqueles filmes que você quer assistir mais de uma vez. Eu pelo menos assisti duas vezes. Uma eu fui só e outro com uma amiga, Mariana, que é uma pentelha e encasquetou que o nome de Jason Bourne era na verdade Bruce! Num sei exatamente de onde ela tirou isso, mas... que seja! Vale à pena dar uma conferida nessa filme. Muito bom!!

O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum- 2007 - 111 min)
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Matt Damon, Julia Stiles, David Strathairn, Scott Glenn, Paddy Considine, Edgar Ramirez, Albert Finney, Joan Allen, Tom Gallop


Comentários