Pular para o conteúdo principal

Quem Quer Ser um Milionário?

Eu tô com um monte de filmes por aqui para serem resenhados, e na verdade, uma boa parte tá feita, mas vou postando aos poucos. Vamos então para um dos filmes mais bacanas a estrear esse ano no Brasil, o ótimo Quem Quer Ser um Milionário? do cineasta inglês Danny Boyle, o mesmo de filmes malucos como Cova Rasa, Extermínio, Sunshine e o que lhe trouxe para a parte da frente do grandes diretores, o conturbado Trainspotting. Antes mesmo do ba-fá-fá feito em cima de Quem Quer Ser um Milionário surgir, eu já tinha ouvido falar dele. Alguns sites já o vinham apontando com um grande favorito em competições, mas até então eu ainda não tinha ciência do quanto. Pra mim era apenas um nome de um filme chamado Slumdog Millionaire. Nada mais. Mas o filme foi ganhando ainda mais destaque mundo afora e foi então que eu soube que o filme era na verdade uma produção de Danny Boyle, que é um diretor que curto muito e é bastante criativo. Seria muita ingenuidade minha o comparar com Stanley Kubrick, mas ele é um cara de certo a frente de sua geração.
Reunindo tantos bons adjetivos ao diretor, o filme que se segue é na verdade uma daquelas experiências que você não esperava e quando menos espera, o filme já tá no final e você querendo mais. Foi dessa maneira que encarei essa produção. Logo de cara, ainda na abertura do filme, ele já me tragou para dentro de seu universo cheio de cores saturadas, pessoas, câmera corrida, fotografia granulada e uma movimentação ímpar. O filme foca a vida de dois irmãos, Jamal e Salim, que ao serem abandonados no meio do mundo ainda bem pequenos por questões além de suas capacidades, tentam sobreviver como podem no meio do lixo, fugindo, correndo e a eles se juntam a pequena Latika, outra órfã que como eles teve de se virar no mundo.
Juntos, os três pequenos vivem aventuras que vão do cômico ao dramático, entre pequenos roubos, fugas, apuros diversos. O mais legal é acompanhar isso enquanto eles crescem. Mas o entorno do filme se foca mesmo é em Jamal, que depois de adolescente resolve participar de um programa de perguntas e respostam que paga uma verdadeira fortuna ao vencedor e como ele chega à final do programa, inadvertidamente acaba numa delegacia sendo espancado sem que ninguém saiba para que confesse que está trapaceando a uma rodada de ser o campeão total.
A trama corre em três tempos distintos em determinados pontos da produção. Ora vemos Jamal pequeno com seu irmão e Latika pelas ruas de Mumbai, ora voltamos para o tempo real onde Jamal explica sua história para o delegado e depois voltamos de novo em outro tempo para o vermos com seu irmão mais velho sobrevivendo entre trens ou trabalhando clandestinamente como guias turísticos ou ainda fugindo de grupos que acolhem crianças para fins escusos. O filme te joga numa jornada dura vivida por três crianças e entre idas e vindas, tomamos conhecimento sobre onde e como estão, e aí entra outra jogada de mestre de Boyle, usando um grande mosaico para montar sua tragicomédia que são as passagens de tempo bem sincronizadas. Não é apenas um drama, é no fim, uma grande história de amor, mesmo com todas as agruras dos acontecidos.
Os destaques são muitos. Os três atores mirins que vivem os protagonistas são um verdadeiro achado. De uma atmosfera impressionante.
Não só isso, mas a montagem ágil, a trilha sonora com arranjos locais e a forma como tudo vai se encaixando aos poucos na trama mostra o quão consciente e preciso foram os realizadores dessa produção. Cuspindo na sua cara uma realidade tão crua como a da favela de Mumbai e ainda contar uma história tão rica e tocante como essa. Admito quefiquei com vontade de mais. Com vontade de que existissem mais filmes assim. E fica o toque. Não precisa de super efeitos especiais, atores consagrados e nem produções milionárias para se criar algo bom, basta mesmo um bom roteiro, com atores competentes e uma câmera na mão. Isso é cinema! Isso é produção! E Quem Quer Ser um Milionário mostrou bem isso! E ainda assim, uma grande homenagem ao cinema indiano, como se nota nos créditos finais. Vale a conferida e muito!
Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire)
Direção:Danny Boyle
Elenco:Dev Patel, Irrfan Khan, Anil Kapoor, Madhur Mittal, Freida Pinto

Comentários