Pular para o conteúdo principal

Além da Escuridão - Star Trek (resenha cinema)

Pra mim essa nova série cinematográfica de Star Trek se compara ao reboot feito em 007 com Daniel Craig. Explico: foi preciso uma nova visão, mais crua e radical pra poder pegar. Eu nunca fui fã de Star Trek (nem de 007). Sempre achei "velho" até quando era novo. E num quero dizer "velho" de antigo, mas velho de "datado" mesmo. Os filmes pra cinema tinham cara de piloto de série e a série tinha cara de novela com efeitos. E só. Claro... sou suspeito. Sou fã declarado de Star Wars (feh!). Mas também gosto de cinema e principalmente ficção científica. E posso dizer com toda clareza que gosto muito dessa roupagem que a J.J. Abrams deu a "Jornada nas Estrelas". O cara sabe como tirar o máximo de alguma coisa. Gostei muito do primeiro de filme comandando por ele e esse Além da Escuridão também faz bonito. Eu não conheço muito da mitologia trekker, mas conheço os principais, os mais difundidos na grande massa. Eu assisti há vários episódios soltos da série e longas também. E vi isso tudo nos novos filmes. Se num fosse Star Trek... eu diria que era outra coisa. Não, sacanagem minha! O que quero dizer é que o filme é muito bom.

Até onde ele é bom? Até onde um filme de ação e ficção pode ser enchendo seus olhos de efeitos especiais, correria, tensão, explosões, iiiiça! Além da Escuridão tem tudo e muito mais. Infelizmente há alguns problemas de roteiro, por mais que aja boas surpresas, bons diálogos, mas digo no escopo final do texto. Ao mesmo tempo que atrai o clássico para o novo, acaba caindo em vários clichês fáceis, visando aí o "caminho do sucesso", quer dizer, encha os olhos e esqueça a mente. Existem buracos grosseiros no roteiro, que não vou falar, pois seria um spoiler daqueles, mas atente para algumas decisões dos personagens durante e depois do clímax. Pra quem já assistiu, sabe do que falo. O vilão é John Harrison (o ótimo Benedict Cumberbatch) que em busca de vingança contra Alexander Marcus(Peter Weller- o bom e velho Robocop) arma uma não muito engenhosa vendeta, mas que serve aos propósitos do filme. Apesar de tantos buracos no roteiro, o longa é alucinante, não te dá muito tempo pra ficar ponderando os erros de continuidade.
E ainda assim, não estraga o objetivo final da produção: entreter. É um produto que vai divertir muita gente, principalmente os que não conhecem muito da história de Star Trek, pois esses erros de roteiro serão facilmente detectáveis pelos fãs ardorosos, que provavelmente não ficarão muito satisfeitos. O que me deixou meio triste foi ver personagens como Sulu (John Cho) e Dr. McCoy (Karl Urban) sendo pouco utilizados. Por outro lado, gostei da atitude mais enérgica do Sr. Spock (Zachary Quinto). Além da Escuridão é um típico filme de verão, feito pra encher os olhos mesmo. Ainda que com um conteúdo limitado, diverte bastante. A direção de Abrams é sempre cheia de energia, a fotografia limpa e a trilha de Michael Giachino (Lost) me agradou bastante casando perfeitamente com o clima do filme. Pra um não-fã de Star Trek posso dizer que é um filme que eu assistiria novamente numa boa.

Nota: 8.0

Além da Escuridão- Star Trek (Into the Darkness)
 Direção: J.J. Abrams 
 Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof
 Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, Simon Pegg, John Cho, Benedict Cumberbatch, entre outros...



Comentários