Essa série reflete um pouco da minha opinião pessoal, mas também "técnica" sobre o tema. Atualmente a Marvel vem comandando os cinemas com seus filmes baseados em seus super-heróis, fazendo rios de dinheiro e colocando a capacidade da DC de produzir bons filmes baseado em seus personagens. Até o momento vamos analisar os filmes baseados em seus personagens:
DC Comics (Warner Bros).
Meu Top 10:
1- Batman- Cavaleiro das Trevas (nota 9,5)
2- Batman Begins (nota 8.0)
3- Homem de Aço (nota 8.0)
4- Watchmen (nota 8.0)
5- V de Vingança (nota 7.5)
6- Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge (nota 7.5)
7- Constantine (nota 7.0)
8- Superman- O Filme (nota Clássico Instantâneo e Saudosista)
9- Batman- O Filme (nota Filme Evento do Morcegão)
10- Parei Aqui...
Avaliação por filmes:
A trilogia de Christopher Nolan mostra mesmo que o Batman parece ser o único personagem que quando levado a sério funciona bem. Os três filmes tem um equilíbrio muito bom, sendo o segundo o melhor, com um nível de qualidade fantástico. Outros filmes como V de Vingança, Watchmen e Constantine, todos baseados em personagens da linha adulta da DC (o selo Vertigo) se saíram muito bem nos cinemas, apesar de algumas críticas mais pesadas, os três filmes são boas obras e bem produzidos com exceção de Jonah Hex, que é extremamente fraco. Já o Homem de Aço ficou cercado por polêmicas, mas o bem da verdade é que foi um filme "necessário" para que o personagem voltasse depois do malfadado Superman- O Retorno e para se deixar para trás o clássico Superman- O Filme da década de 1970. Já Superman- O Filme e Batman- O Filme são duas obras que marcaram gerações por seu formato respeitoso de encarar os personagens, muito mais no caso de Superman com Christopher Reeve e mesmo o Batman- O Filme com o nanico Michael Keaton (e algumas ações caricatas), se mostrou eficiente e necessário para se apagar do coletivo o cômico Batman de Adam West. A menção honrosa fica para Superman II- A Aventura Continua que marcou muita gente pelas cenas de luta.
Top Lixo DC
Mulher Gato (nota Menos 10)
Aço (nota-- não dá pra nota pra isso)
Batman & Robin (nota zero)
Lanterna Verde (nota Uma Chance no Lixo)
Superman IV- Em Busca da Paz (nota nível Desnecessário)
Superman- O Retorno (nota Podia ter sido bom... mas não foi)
Não tem o que contestar aqui. Mulher Gato, Batman & Robin e Aço disputam o troféu de maior lixo da História do Cinema. A Mulher Gato foi um filme que eu nunca nem consegui assistir mais do que 20 minutos. Já Aço com Shaquille O'Neal foi uma "coisa" que eu nunca entendi como alguém conseguiu pensar nisso, muito menos saber que alguém aprovou esse projeto. Já Batman & Robin é um exemplo claro que nem mesmo o Batman está a salvo de péssimos profissionais. Agora produções mais caprichadas como Lanterna Verde e Superman- O Retorno tinham um alvo diferente, que é o sucesso. Lanterna Verde foi um filme fabricado por uma força com a mão pesada e isso é visto nessa produção sem brilho e robótica. Quanto a Superman- O Retorno, foi um esforço apaixonado que não deu certo por não ter não ter enxergado além da homenagem e pagou por isso. Superman IV- Em Busca da Paz parece um piloto de seriado falido. Ainda dá pra citar a comédia Superman III, filme que deveria comemorar o cinquentenário do herói e foi um fiasco e claro, Batman- Eternamente, que apesar de ter sido um "relativo" sucesso, ficou caricato e abriu caminho para o aborto Batman & Robin. Em tempo, vale dizer que há um filme trash com o Monstro do Pântano e um com a Liga da Justiça. Sem comentários!
Marvel Comics (Marvel Studios, Sony, Fox, New Line Cinemas)
Top 10:
1- Vingadores (9.0)
2- Guardiões da Galáxia (9.0)
3- Capitão América 2 (8.5)
4- X-Men 2 (8.5)
5- Homem-Aranha 2 (8.0)
6- Blade I (8.0)
7- Blade II (8.0)
7- Blade II (8.0)
8- Paro aqui mesmo...
Avaliação por filmes:
Avaliação por filmes:
A Marvel tem uma enxurrada de filmes espalhados por outros estúdios e verdadeiros sucessos de uns e grandes incógnitas e fracassos de outros. Por ter mais filmes, o número de filmes ruins é obviamente maior. Mas vamos nos ater ao Top 10 por ora. Vingadores foi um projeto arrojado e corajoso que deu muito certo. Produzido pela Marvel Studios trouxe um dos maiores grupos de super-heróis da editora de forma convincente e com ótima qualidade! Agora Guardiões da Galáxia foi uma surpresa grandiosa que deu certo. Fruto aí da maturidade do estúdio e escolhas bem orquestradas. Capitão América 2 também demonstra muita maturidade e crescimento do produto. Já dentro da Fox, a Marvel fez sucesso com os X-Men e pra mim o melhor de todos é X-Men 2, um filme muito bem construído e o ápice dos mutantes no cinema. Já Homem-Aranha 2 da Sony trouxe o mesmo dinamismo do personagem nos quadrinhos. Quando o assisti até fiz essa comparação. É um dos filmes que melhor trás essa atmosfera para os cinemas. Blade I e II com aval da New Line Cinemas inaugurou essa nova onda da Marvel nas telonas, que vinha de péssimas adaptações. Apesar de ser um personagem desconhecido do grande público, Blade foi a semente do sucesso para que estúdios como a Fox e Sony apostassem nos produtos Marvel com seriedade. Vale ressaltar que X-Men- O Filme e X-Men: Primeira Classe são filme bem importantes dentro do universo Mutante nos cinemas. O primeiro por ser o pontapé definitivo e o segundo por ser o primeiro de uma nova leva de qualidade. Homem-Aranha 1 também é um filme importante, pois o investimento foi maior e a qualidade do filme correspondeu as expectativas na época. Um filme divertido, ainda que envolto em algumas polêmicas.
Filmes de Qualidade Questionável
Homem de Ferro 1
Homem de Ferro 2
Incrível Hulk
Thor
Thor- O Mundo Sombrio
Capitão América- O Primeiro Vingador
Justiceiro- Zona de Guerra
X-Men O Confronto Final
Wolverine Imortal
O Espetacular Homem-Aranha
O Espetacular Homem-Aranha 2
Motoqueiro Fantasma 2
Os filmes listados acima por mim são produções de qualidade técnica competentes, porém, são produções de conteúdo duvidoso (deixando claro que é um opinião pessoal). Vamos começar pelo mais polêmico pra mim, que é o Homem de Ferro, o primeiro grande sucesso da Marvel Studios. É incontestável que o Homem de Ferro abriu de vez as portas da Marvel para o sucesso. Os filmes do Vigador Dourado são sucessos de bilheteria e em grande parte, de críticas. Agora pra mim são filmes subestimados. A produção é caprichada e grandiosa, mas falta ação. Falta combate! Esses dois filmes têm pequenos atos de ação e só (Batman de Nolan até se assemelha um pouco nesse cenário, mas o texto mais polido ofusca essa "falha"). Pra mim quem salva mesmo são os bons efeitos especiais e claro, Robert Downey Jr. como Tony Stark, mas são filmes burocráticos e sem graça. Já Thor 1 é um piloto de série bem feito e o segundo segue a mesma linha, mas um pouco melhor. Capitão América- O Primeiro Vingador consegue convencer que o Capitão América tem muito potencial, mas ainda assim, o filme não passa de um prólogo de Os Vingadores e apenas o final, lá nos extras, que faz a ligação de todo o Universo para o evento "Vingadores" é que presta. Dentro da linha Mutante, X-Men O Confronto Final e Wolverine Imortal, são dois longas cuspidos por necessidade. Confronto Final foi bastante execrado pelos fãs, mas não o acho um filme ruim, apenas apressado e desorganizado, com decisões questionáveis. Agora Wolverine Imortal apesar da boa produção e de ser melhor que o anterior, é mais um exemplo de filme feito para ser apenas um produto tipo exportação. Espetacular Homem-Aranha 1 e 2 tem uma produção caprichada, com um Homem-Aranha mais próximo dos quadrinhos visualmente falando, mas faltou um pouco de bom senso dos produtores que o transformaram em uma novela mexicana de ação. Motoqueiro Fantasma 2 é filme pra fanboy, no entanto, uma produção bem mais "acertada" que a circense anterior. Justiceiro Zona de Guerra tem um acerto de clima mais próximo aos quadrinhos, porém brigas internas prejudicaram a produção e o filme saiu mascado. Incrível Hulk já dentro da Marvel Studios teve a intenção de ser grande, de ser realmente um Hulk e não um drama como foi o antecessor pela Universal Pictures. No entanto, é mais um produto para fanboys, que só serve mesmo de etapa cronológica para Os Vingadores.
Top Lixo Marvel
Elektra (nota menos 20)
Demolidor (nota 4.0)
Justiceiro I (nota 2.0)
Hulk (nota 3.0)
Quarteto Fantástico (nota 3.0)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (nota 4.0)
Homem de Ferro 3 (nota bem ruim)
X-Men Origens: Wolverine (não, obrigado)
Blade Trinity (nota 2.0)
Homem-Aranha 3 (nota 4.5)
Motoqueiro Fantasma (nota 1.0)
A lista acima é sem salvação. Elektra de longe é páreo duro e fica pau a pau com Mulher Gato da DC em nível de porcaria. Parece mais um piloto de seriado que foi cancelado antes de ser exibido. Demolidor até que é esforçado, mas vamos falar sério: as coregrafias são no nível de Power Rangers. Justiceiro I com Thomas Jane tem todo aquele clima de filmes dos anos de 1980 que não funciona em momento algum e o Hulk de Ang Lee... bem... longo, cansativo e dramático demais. Tem algumas boas passagens como a luta no deserto contra o exército, mas não salva. Quarteto Fantástico (os dois filmes) pecam principalmente pela falta de verba e confiabilidade. Isso é visto de longe! Homem de Ferro 3 foi um sucesso de bilheteria amparado no rastro de Vingadores, mas no filme, o verdadeiro herói é a esposa de Tony Stark. Filme burocrático e com o mesmo problema dos dois filmes anteriores: falta de ação. X-Men Origens: Wolverine é um bom exemplo de filme sem necessidade de ser feito e Blade Trinity parece piloto de seriado. Homem-Aranha 3 lixo comercial que saiu cansado e superado por uma "bolha comercial". Motoqueiro Fantasma é um longa tão ruim que só num fica atrás de Demolidor, pois apesar da produção bem direcionada, peca no roteiro e na raízes do personagem.
A Marvel tem outros filmes de qualidade diferentes como Kick-Ass 1 e 2 que apesar de não exatamente da Marvel, foi criado dentro da editora, e obras menores e mais toscas como O Justiceiro (de 1989), Geração X, Howard- O Pato, Capitão América (de 1990), O Homem- Coisa e um Quarteto Fantástico de 1994 nunca lançado.
E isso é o que temos até aqui...
No próximo DC vs Marvel: Quadrinhos
Comentários