Tá cada vez mais complicado comprar as chamadas "revistas mensais de linha". Nem por questão de grana-e não que isso não seja um motivo também- mas pela qualidade e quantidade das mesmas. Às vezes a sensação que tenho é de que eu tô jogando dinheiro fora. As revistas mensais no Brasil de quadrinhos segue um formato econômico muito bom, penso eu. São várias HQs em uma por um preço que em geral vale a pena. Mas aí tem a questão da qualidade não só gráfico, como de conteúdo. O gráfico eu até entendo, claro, por questões de custo para deixar a revista o mais acessível possível. Agora o de conteúdo é que complica. As decisões editoriais no Brasil sempre foram controversas. Uma coisa que vejo muito é o leitor reclamando que compra uma edição com várias histórias de super-heróis diferentes para poder ler especificamente o de um- mas aí também vai de encontro ao gosto pessoal do leitor. Mas em sua maioria, as revistas mix "empurram" realmente materiais bem duvidosos, que foram execrados quando lançados originalmente. Eu parei de comprar várias revistas mensais, mas ainda compro algumas como Juiz Dredd e Star Wars. As outras eu simplesmente abandonei pelo motivo de que às vezes havia material realmente ruim misturado com alguns até bons, mas que não sustentavam o "investimento".
Hoje estou priorizando mais os encadernados que vão pra banca mesmo, aqueles que giram em torno de R$ 18,90 à R$ 24,90, que em geral são materiais diferenciados, com arcos de um único personagem, papel melhor, lombada e um bom custo/benefício se for olhar pelo fato de que você está comprando exatamente aquilo que você quer. O único problema é encontrar em bancas, pois a Panini Comics, que é a editora que detém o maior número de revistas na praça, tem uma distribuição complicada. Muito material desse porte acaba se perdendo numa logística bem falha. Como eu sei disso? Basta acompanhar os relatos dos leitores na página oficial da própria Panini no Facebook pra ver que a falha é de Norte ao Sul do Brasil, com exceção de São Paulo que recebe normalmente as revistas, até mesmo por conta da geografia da logística mesmo. A Panini acaba perdendo e muito com essa tomada editorial tacanha, mesmo eu sabendo que o país passa por uma crise complicada, mas isso num é de agora, então... Eu em geral acompanho os quadrinhos em duas bancas realmente diferenciadas, grandes aqui da minha cidade (Fortaleza) e em uma Comic Shop, e mesmo assim, é difícil acompanhar algum material. E quando vem, compre logo ou você fica sem.
A falha num tá só na Panini, claro, mas ela por deter o maior número de títulos tende aí a realmente ter uma fatia maior nessa embolada toda. Por questões assim que às vezes faz com que se mude a forma de pensar do leitor. Comprar mensais duvidosas, mas que chegam às bancas (essa chegam mesmo) ou investir nos encadernados que são mais interessantes, mas difíceis de encontrar? Complicado, hein? Eu particularmente tô fora da maioria das mensais...
Comentários
Percebo que meu interesse pelo chamado "mainstream" caiu muito, e pra mim isso tem sido bom, já que nas poucas vezes em que insisti nesse tipo de HQ nos últimos anos, foi quase sempre decepcionante. É bom porque posso me concentrar em completar antigas coleções e pegar materiais que não pude na época - alguns posts atrás comentei aqui que completei o Homem-Animal da Abril, e lá no Nerd metal postei que comprei Akira no finzinho do ano passado - graças em parte ao dinheiro que não gasto com quadrinhos modernos.
Fora esses exemplos, ainda tem alguns importados que consigo vez ou outra, já que ando bem afastado de bancas (acho até que vi o senhor noite dessas bem próximo de uma banca vizinho a um shopping!), mas estou muito ativo na internet. Pra tu ter uma ideia, deve ter bem um ano que não sei o que é ir a uma comic-shop, no máximo vou à Cultura, e bem raramente. Mas nunca comprei tanto quadrinho na vida! Tudo via internet ou amigos que ainda frequentam bancas. Mercado livre e Estante Virtual tem "comido" minha grana, e eu quero é mais. Ultimamente tbm compro na Liga HQ (que não cobra frete! Um luxo!) e Rika, que tem fretes melhores que a Comix, por exemplo- principalmente se vc comprar vários títulos, pois o valor se dilui bastante.
Então, jovem, desejo boa sorte a vc com as mensais, mas lhe digo que até material novo prefiro pela net: antes de ontem recebi "Pequena Gotham", por exemplo, que saiu mais barato que o valor de bancas via compra antecipada.
Valeu! Té a próxima!