Estou retornando com o meu fanzine Entropia. Entre 1999 e 2005 eu produzi 14 edições. Agora, dez anos depois, estou voltando com a publicação de Histórias em Quadrinhos mistas. Aos poucos irei reeditando os antigos e lançando os novos. São HQs simples em sua grande maioria, nada muito excecional, apenas genuínos trabalhos de pura diversão. Irei aos poucos reeditar da edição #01 a edição #14- eu fico muito incomodado com essas edições, pois foram feitos nas "cochas", com muita cola, tesoura e Xerox. Agora tenho a oportunidade de editar essas mesmas HQs em um formato melhor. Não vou com isso conseguir salvar as histórias ou a arte; mas posso melhorar graficamente os textos e a diagramação editorial.
Sobre as edições:
As primeiras três tratam de reedições e foram "lançadas" em 1999. Minha arte e meu texto são bem diferentes do que faço hoje. A única coisa que fiz foi limpar a arte, aplicar algumas retículas (que não ficaram legais- errei na trama da retícula) e aplicar novos balões e um texto mais acertadinho- tinha muitos erros. No mais a gênese é a mesma. Já a edição #15 é um material lá de 2011/12 quando eu pretendia lançar naquele período, mas por uma série de fatores, acabei não lançando, no entanto é inédito- mas há um espaço lá para HQs soltas mais antigas e já editadas de forma aleatória. Não tenho uma periodicidade definida- fanzineiro é assim mesmo- mas sempre que der, estarei lançando alguma coisa e há material fora do Entropia também em especiais. Aliás, material aqui é o que não falta e continuo produzindo mais. Com o tempo... enfim. Não pretendo vender esses fanzines. Fiz um número limitado de tiragens e presenteei no meu Facebook. Para quem quiser comprar- de repente, né?- é só entrar em contato com o Gil Mendes, pois fiz as impressões através dele com o selo Editora de Publicações Independentes (conheça mais clicando AQUI. E se você for editor independente, é uma boa os serviços do selo).
Meus agradecimentos vão para pessoas que me ajudaram nessa fase em que produzi o Entropia da primeira vez. Pessoas como Alexandre Meneses, Jack Anderson, Daniel Brandão, João Marreiro, Geraldo Borges, Brenda Cortez e Eduardo Torres foram fundamentais.
O material impresso foi feito por Gil Mendes e sua Editora de Publicações Independentes. Autor nacional que tem vontade de produzir sua HQ- e eu sei que sai caro na gráfica e nem sempre fica bacana- procurem o Gil. Foi rápido, bonito e o preço tá muito bom.
É isso.
Comentários