Pular para o conteúdo principal

Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone (resenha filmes)


Evangelion é um daqueles animes que ficam. Um clássico instantâneo. Pra mim foi um daquele "divisores de água", isto é, que até aquele momento, eu não tinha visto nada parecido e aquilo abriu a minha mente. A primeira vez que assisti foi em VHS, emprestado de uma amiga lá em 1999. Eu já ouvido falar e lido sobre ele em revistas, mas não tinha dado tanta atenção, no máximo eu tinha ficado curioso. Mas foi um choque visual e de roteiro. A ideia era diferente, e os clichês mais aceitáveis pra mim. Nada que já tivesse sido feito antes nos animes e mangás, mas a abordagem foi mais diferenciada. O seriado animado, em 26 episódios, segue bem por dois terços, e depois cai na qualidade de roteiro e até de técnica. O final do seriado é broxante. Muito confuso e parado, tanto que a Gainax, estúdio responsável, ainda criou mais dois filmes como se fossem o final oficial de Evangelion, mas ainda assim, não funcionaram. O diretor e roteirista Hideaki Anno passava por problemas pessoais que foram projetados no anime e o resultado foi esse aí. Mas em 2007 o Gainax junto ao estúdio Khara começaram uma série de "longas definitivos" intitulados Rebuild of Evangelion. Será uma quadrilogia para fechar de vez Evangelion. 
O primeiro filme é Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone, que conta um quarto da série animada ou o equivalente a seis episódios do seriado. A principal mudança, claro, é a bela animação, muito bem trabalhada, usando tecnologia que não existia na época do seriado e nem dos outros filmes. As cores dos EVAs e o formato de alguns "Anjos", também estão levemente modificados, chegando a ganhar aureolas por sob suas cabeças. É basicamente a mesma coisa, mas com melhor qualidade e por ângulos diferentes. Os personagens também têm um formato diferente, e estão mais ativos. A trama é a mesma. Shinji Ikari vai a Tokyo-3 a pedido de seu pais que não via há anos apenas para descobrir que ele havia sido convocado para pilotar um "robô gigante" que apenas ele conseguiria. Acho que existe uma explicação pra isso no mangá, mas não lembro aqui de cabeça. Seja como, Shinji acaba dentro da Unidade 01, como é chamado seu EVA e vai pra batalha sem experiência nenhuma. A luta é relativamente breve, e o EVA vence. É quase igual a versão seriada, mas mais violenta e com melhores movimentos, até mesmo por ser mais atual. 
A partir desse momento, o filme é rápido em pular as etapas da série original e logo coloca Shinji em batalha novamente com mais dois Anjos. O mais curioso ficou por conta do combate com o quinto Anjo, que ganha contorno mais dramáticos e por conta de uma nova tecnologia, o inimigo ganha novas formas de atacar e de se defender, o que o torna ainda mais perigoso e assustador. A primeira vez que assisti esse filme foi numa festival de animes e cultura pop japonesa que acontece aqui na minha cidade. Foi um choque visual e tanto. O filme chegou a sair no Brasil em DVD e Blu ray, mas infelizmente ficou apenas nele. Para quem nunca assistiu a série animada, vale muito a pena assistir ao Rebuild. 


NOTA: 8,0

Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone (2007)
Direção: Hideaki Anno
Roteiro: Hideaki Anno
Duração: 98 min
Estúdio: Gainax e Khara

Comentários