Superman, lançado em 1938 na revista Action Comics num mês de abril- apesar da capa datando julho. Foi o maior super-herói do final dos anos de 1930 e seguiu assim por algumas décadas a seguir. Caiu nas mãos de roteiristas menos habilidosos, ou de qualidade duvidosa entre os anos de 1960 e 70, com HQs que variavam de tom e entregava estórias de ficção científica com um humor involuntário. Nos anos de 1980 depois da mega saga Crise nas Infinitas Terras, o roteirista e artista John Byrne revitalizou o herói e o trouxe de volta a glória. Nos anos seguintes Superman passou por fases medianas, morreu e renasceu num arco de enorme sucesso, caiu de novo em qualidade de quadrinhos, teve sucessos remotos em especiais, foi avacalhado durante a fase Os Novos 52, até se reencontrar em Renascimento. Fora isso, teve séries de sucesso entre anos de 1940 até os anos de 2000, variando entre o ruim e o bom. Teve filmes icônicos como Superman- The Movie (1978), passou por trashs como Superman IV (1987), fracos como Superman- O Retorno (2006) e o polêmicos como foi o caso de Homem de Aço (2013). Fora as séries animadas por vários estúdios e de sucesso variado. No entanto, sempre foi um personagem admirado, com fãs pelo mundo todo e simbolo de tudo que é bom e justo. Pelo menos era até mais ou menos anos de 1980 e uma parte dos anos de 1990. Hoje uma boa parcela do grande público tem um ódio pelo Homem de Aço como se ele fosse o próprio Hitler.
O número de leitores de quadrinhos (e não leitores também) que desprezam o personagem é considerado por mim relativamente alto. Não tenho um estudo, claro, para comprovar isso em números ou porcentagens, mas é notório o ódio em cima de um personagem que deveria na verdade despertar outro sentimento. Muito disso vem de leitores/entusiastas mais jovens, mas sem generalizar. O que me levar a pensar que tipo de geração teremos pela frente. O que leio- ou escuto- é que ele é muito "bonzinho", ou "babaca demais" (por ser bonzinho) e fico tentando entender onde está o erro em ser correto. Então, que tipo de pessoas estamos fadados a ser? Pessoas que preferem ser "maldosas" ou coisas assim? Não gostar dele por não fazer o tipo de personagem que se encaixe no gosto é uma coisa, agora não gostar por ele ser um personagem que não ultrapassa certas linhas é outra. O Superman, assim como qualquer outro personagem, ainda mais um que existe há tanto tempo, tende a oscilar mesmo em suas aventuras, ainda mais um personagem que precisa se atualizar o tempo todo, pois o mundo em que vivemos hoje muda constantemente e muitas vezes para a pior, perdendo valores, deturpando de forma cancerígena as virtudes das pessoas.
"No meu tempo..." as pessoas eram bem mais educadas, bem mais inocentes também. Claro, não dá pra dizer que não havia sim seus detratores, pois isso existiu desde sempre, mas nada comparado ao que é hoje e ao futuro que isso pode levar. Quando vejo um leitor ou uma pessoa qualquer chamar o Superman de babaca por conta dele "ser bonzinho", fico pensando que tipo de pessoa é essa. Quando o personagem não tá passando por uma fase boa por questão de time criativo, eu sou o primeiro a questionar as HQs, mas nunca o que ele representa. Claro que existem muitas variáveis dentro disso tudo. Momentos criativo, social, etc, mas dizer que o personagem é ruim por ser um exemplo, isso sim vai contra o que uma pessoa de bem é. Além disso, difícil dizer que personagem criado há mais de 70 anos ainda não passou por fases bem ruins, mas isso não quer dizer que o mesmo seja. Superman pra mim continuará sendo o o exemplo para todos os outros. Se em um determinado momento ele tem HQs ou passagens/arcos ruins, culpe os editores, roteiristas, criadores.
Comentários