Pular para o conteúdo principal

Jurassic World: Reino Ameaçado (Resenha Cinema)


Jurassic World: Reino Ameaçado (EUA/2018) | NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟🌟½ 
Direção: J. A. Bayona

Admito que fiquei sem vontade de assistir a esse filme por ter achado o trailer meio “vazio”, mas acabei indo assim mesmo. O pior é que a minha impressão realmente se fez valer na telona. O segundo filme de uma (pretensa) nova trilogia tem alguns problemas de roteiro e é aí que pesa bastante. Com duas horas de duração, o novo filme é um emaranhado de cenas de ação com um fiapo de roteiro. Na trama a ilha de Nubar está para ser destruída por conta de uma erupção violenta do vulcão em seu centro. Então, um milionário (sempre eles) resolve montar uma equipe para resgatar algumas espécies e levar para um santuário e assim, preservar a maioria dos animais.

 A questão gera um debate politico onde se questiona se esses seres que já estavam extintos realmente deveriam ser deixados para seguir seu rumo de uma nova extinção. Com isso Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) é contada por Benjamin Lockwood (James Cromwell) para seguir com uma expedição, mas ela precisa encontrar Owen Grady (Chris Pratt), pois só ele poderá encontrar Blue, a última velociraptor de sua espécie, mas nem tudo são flores. Existe algo mais maquiavélico no ar. 


Bem, visualmente corre tudo muito bem! O diretor J. A. Bayona tem uma câmera muito boa, sabe trabalhar com ação e alinha CGI e animatrônicos com muita qualidade. A mistura de suspense e terror, com aventura rende boas cenas de roer as unhas. Mas nem só de imagem vive um filme. Mesmo sendo “um filme de verão”, Jurassic World não vai tão bem quanto seu antecessor, que tem um roteiro muito mais elaborado, e fica no nível das sequencias de Jurassic Park, e isso está longe de ser um elogio. Muito pelo contrário, se não houver uma mudança de postura do próximo filme, Jurassic World pode está fadado a quebrar e futuras sequencias podem ser revistas. Ainda assim, vale dizer que mesmo com um enredo tão frágil, Reino Ameaçado cumpre seu papel de fazer a ligação com o próximo filme da franquia, e esse sim tem tudo para ser muito mais que cenas de corre-corre e piadinhas mascadas. 


Tecnicamente falando o segundo filme tem muita qualidade. Os efeitos estão excelentes, boa fotografia, trilha sonora forte de Michael Giacchino e um elenco principal que funciona, mas que deixa a desejar em várias passagens. O alivio cômico falha e isso engata ainda mais para um roteiro simplório. Desde de Jurassic Park I que as possibilidades de ficção cientifica com ação e aventura se tornaram a marca da franquia, ainda que tenha falhado nas sequencias. Vamos ver se o gancho para o terceiro isso retorna com qualidade.

NOTA: 7,5

Jurassic World: Reino Ameaçado (Jurassic World: Fallen Kingdom, 2018)

Direção: J. A. Bayona
Roteiro: Colin Trevorrow e Derek Connolly
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Jeff Goldblum, Ted Levine, Rafe Spall, Toby Jones, Justice Smith
Estúdio: Universo Studios, Amblin Entertainment, Legendary Pictures
Duração: 128 min.

Comentários