Por muitos anos a editora Abril pelo selo Abril Jovem publicou quadrinhos no Brasil. A lista de edições e gênero é difícil de ser quebrado por ora, mas com o "fim da Abril Quadrinhos", o record uma hora será alcançado. Seja como for, a editora esteve no centro de um universo e da História das publicações de quadrinhos por anos no Brasil. Ora polêmica com algumas decisões editoriais, ora aplaudida por sua dedicação ao fã, hoje a Abril Jovem deixa de editar quadrinhos como conhecemos na empresa. A Disney deixa de ser publicada de vez pela editora e ainda não sabe ao certo o que aconteceu- a Abril ainda não se pronunciou oficialmente, apenas enviou e-mails para seus assinantes afirmado o fim de suas atividades como editora de quadrinhos Disney. E com isso, encerra-se toda uma era de ouro.
A Abril teve muitos problemas com seus quadrinhos, principalmente os formatinhos de super-heróis, mas ainda assim aqueles quadrinhos foram a felicidade de muitos fãs até hoje! Por incrível que pareça, existe um mercado muito disputado de formatinhos na internet e em sebos- muito pela nostalgia, por coleções incompletas e infelizmente até mesmo por especulações. A Abril editou Disney por mais de 60 anos! Fez do quadrinho Marvel e DC uma febre entre os ainda tímidos fãs de quadrinhos pelo Brasil. Lançou fases áureas nos quadrinhos diversos em que editou e perseverou mesmo em tempos de crise.
Mas quando perdeu a Marvel para a Panini e depois a DC no começo da virada de século, mostrou-se combalida, no entanto, continuou dando o gás nas publicações Disney e há dois ou três anos investiu muito em edições da casa do Mickey com publicações de luxo, clássicas, resgatou os famosos "Manuais Disney" e trouxe materiais que nunca haviam sido publicadas no Brasil com aquela qualidade.
O fim pálido e sem respeito ao fã foi em agonia triste, sem força. Mesmo com todo o cenário de seu final se aproximando, se negou a dar até agora (data dessa publicação) uma satisfação geral à impressa especializada e cancelou todas as suas publicações e assinaturas Disney. Um desfecho patético de um selo importante para Victor Civita falecido em 1989 e que tinha nos quadrinhos um de seus maiores triunfos e amor. Civita, fundador do Grupo Abril estaria muito decepcionado com essa derrocada da editora e do selo Abril Jovem. Espero que o grupo se recupere e volte a lançar quadrinhos, nem que seja em formato esporádico. Foi uma peça importante nesse cenário onde aguentou firme por anos.
Abaixo a pálida carta enviada aos assinantes:
Após revisão estratégica do Grupo Abril, a partir de junho de 2018 os quadrinhos Disney não serão mais publicados por nós. Esta notícia começou a circular em alguns veículos de comunicação na última semana e, em respeito ao relacionamento que temos com você, optamos por formalizá-la. Nós também estamos chateados com isso e tomando todas as providências para você não sofrer nenhum tipo de prejuízo.
Nas próximas semanas, você receberá uma carta com todos os detalhes e orientações. Contando com a sua compreensão, agradecemos a confiança e esperamos continuar com sua importante presença entre os assinantes Abril”.
Comentários