Em março a Panini Comics volta com Dragon Ball, mas em uma versão de luxo. Muitos fãs ficaram em polvorosos, mas muitos outros um pouco consternados. Claro que a nova versão será mais cara pelo padrão agora utilizado e isso causou algumas discussões acaloradas pela Internet. A Panini soltou detalhes da publicação que terá 34 volumes em capa dura, papel couchê fosco 150g, formato 14,7 x 21cm, algumas páginas coloridas e parece que será mesmo trimestral, e com isso será uma coleção longa de se fazer. Mas isso tem a ver com o preço do produto considerado alto que estará no valor INICIAL de R$ 64,90. Sabemos que a Panini dificilmente irá conseguir manter esse preço até o final já que demorará vários anos para se completar essa coleção. A quantidade de páginas irá variar de volume para volume, mas como agregará em médias duas edições da versão comum por vez, chuto que fique entre 250 e estourado 400 páginas em média.
Agora a questão mesmo do valor que é onde os fãs mais reclamam. É um produto espetacular, isso eu posso dizer. Tenho a versão editada pela própria Panini em 42 volumes e é uma baita obra. Mas será que está caro mesmo? Sim e talvez não. Como assim? Vale lembrar que se formos usar comparações que Cavaleiros do Zodíaco da outra editora tem praticamente esse mesmo formato em capa dura, mas usa um papel diferente, o lux cream que particularmente gosto muito e tem uma média de 240 páginas no valor de R$ 64,90. Vi muita gente reclamando, mas depois deixaram quieto rápido. A versão da Panini do "Kanzenban" de Dragon Ball terá uma qualidade gráfica um pouco superior e pelo visto mais páginas custando esse mesmo valor. Não morro de amores pela Panini, ainda mais depois das últimas presepadas com valores mudados na última hora, péssima comunicação com seus leitores, erros de revisão bizarros seguidos em seus produtos e distribuição ainda muito falha, mas no caso de Dragon Ball aqui referente ao preço ficou no mesmo teto da JBC e seu "Kanzenban" de Cavaleiros do Zodíaco. O que tem de saber é se vai manter por quanto tempo esse preço ainda mais sendo trimestral.
É um baita material, mas não pretendo colecionar, pois já tenho a versão simples. Se tivesse vindo num formato menos luxuoso, quem sabe. Mas essa versão não vai caber no meu bolso por já ter outras obras em vista.
Comentários