Esse assunto deu briga numa página que eu seguia- sem saber!- no Facebook onde um leitor arrumou uma confusão por chamar um fã que só lia DC e Marvel de "leitor de farofa". Vi a confusão de longe. Treta de internet não tem fim, pois cada um quer mostrar que está certo. Depois deixei de seguir a página. Mas a pauta ficou na minha cabeça. Pra mim quadrinho é quadrinho independente do estilo conduzido: Mangá, Comics, Fumetti, Banda Desenhada, Manhwa, Underground, etc. Eu particularmente gosto de ler de tudo que vai dos super-heróis até quadrinhos mais alternativos, fora do foco "das grandes massas". Como eu disse, quadrinho é quadrinho pra mim. Sendo bom, eu tô dentro independente de onde ele venha ou o tema com pouquíssimas exceções- questão de algo muito fechado.
Quando o cara lá chamou o outro de "Leitor de Farofa" ele quis dizer que o leitor em específico não era "apreciador" de quadrinhos, mas sim leitor de "Marvel e DC" e é como se isso não fosse o suficiente para ser um "leitor de verdade". O afobadinho se irritou porque o outro não tinha muito conhecimento de outros quadrinho fora da "bolha" comum. Leitor é leitor! Ele pode ter a preferência que quiser. Não precisa ser obrigado a gostar de Marjani Satrapi, Moebius, Alberto Breccia, Manara, Hugo Pratt, Marjorie Liu, Kazuo Koike, Robert Crumb, Richard Corben, entre outros pra deixar de ser um leitor de quadrinhos autentico- fora que às vezes falta oportunidade de conhecimento de autores diversos e mesmo que tivesse, não seria obrigado a gostar.
Essas imposições do que a pessoa deve ler, gostar, não gostar, comprar, não comprar estão cada vez mais fora do bom senso. Empurrar na goela de alguém o que ela deve ou não fazer, deve ou não comprar, deve ou não ler é pra lá de bizarro. A gente acompanha (no caso de quadrinhos) o que a gente se identifica mais. Se você gosta de algo mais específico podendo ser só mangás, só DC e Marvel, só europeu e por aí vai, deve-se respeitar o coleguinha.
Quadrinho é uma mídia escapista com variados temas que podem ser do mais frenético a assuntos mais delicados. Tentar estigmatizar uma pessoa que gosta de ler só X-Men ou só Liga da Justiça- por exemplo- é burrice. Essa arrogância de subestimar o coleguinha é estupidez pura. O "afobadinho" argumentou que só comprava quadrinho europeu importado e que Marvel e DC de forma geral era pra burros. Existem pessoas assim em todo lugar. Nada contra ele comprar "quadrinhos europeus importados". Mas se achar superior por conta disso e menosprezar outros leitores de seguimentos mais populares é idiotice com certificado de conclusão.
Apaixonado por quadrinhos não precisa necessariamente gostar de tudo! Ele pode gostar do que achar melhor. Eu adoro Marvel e DC (mas meu coraçãozinho admite ser mais DCNauta), europeu, quadrinho italiano, japonês, argentino, brasileiro, francês, belga, marciano e o raio que o parta. Gosto de ler quadrinho independente de onde ele se origine. Mas poderia gostar apenas de um mangá ou um comics. Ainda assim eu seria leitor de quadrinho tanto quanto qualquer outro. Falta respeito entre as pessoas e isso vale pra qualquer que seja o ambiente de convívio.
Comentários