
Arena é uma publicação independente do selo Maximus Estúdios e um xodó considerável meu. A história é longa para o resultado final. A Maximus Estúdios foi fundada em 2000 por mim e minha a amiga Brenda Cortez. Tínhamos o intuito de funcionarmos como um estúdio referencial. Tínhamos nossa própria sala numa área nobre de Fortaleza. Logo Eduardo Torres e Jack Anderson se juntaram a nós. Conseguimos alguns trampos (trabalhos institucionais e coisas relacionado a artes). No entanto acho que a displicência de todos culminou com o fim do espaço físico da coisa. Eu cheguei a escrever uma apostila para as aulas que daríamos, inicialmente para crianças e depois para jovens e adultos.
Com o fim do espaço, a Maximus "sobreviveu" apenas como nome. Eu particularmente usava o selo do estúdio em todos os meus zines. Alex Menezes se juntou à mim tentando manter o fogo da Maximus vivo. Bem... tempos se passaram e apenas eu produzia incessantemente porque simplesmente num tinha porra nenhuma pra fazer, além disso. Tempo passa, tempo voa e por fim em 2005 conheci Hernández Mello e Ed Castro, dois puta desenhistas. Com isso, firmamos a idéia de lançar o Arena (que a essa altura, ainda não tinha nome). Como o mais experiente entre os companheiros, tomei a cadeira de editor pra mim. Contatei gente de todo o Brasil pra ver no que dava e consegui ótimas parceiras. Escrevi mais de 30 roteiros em menos de 1 mês entre julho e agosto. Bem... aí começou a novela. Começo, todo mundo empolgado. Mas os dias, semanas e meses se passam, e a coisa se arrasta muito. Meu papel, claro: cobrar. Poucas pessoas me entregaram material. O que foi difícil, porque a idéia era lançarmos a primeira edição ainda em outubro daquele mesmo ano. Mas como nem tudo que se planeja se realiza, a coisa foi se arrastando por muito tempo até que ficou morna.
Continuei cutucando todos sutilmente, mas com poucas respostas. Bem... o resto de 2005 e princípio de 2006 foi praticamente assim. Até que baixou o santo da criôla doida em mim e comecei a cobrar todos os que se comprometeram. E aí coisa andou um pouco mais rápido. Grandes artista se juntaram e outros abandonaram o barco. Alguns com problemas pessoais, outro simplesmente sumiram, mas com tudo, conseguimos finalizar o projeto ainda no final de dezembro. Montei o zine junto com o Alex e fizemos uma revisão de diagramação. Eu revisei os textos e a esposa dele, formada em letras, reforçou a revisão. Com tudo na bucha, lançamos a revista entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2007. Nele estão os artistas Jackson Gebien (no Coelho Puto), Alex, Henández e Mello (com o Marreta- criação do Alex), Denis Pacher (com Ladras), Marcelo Salaza (com Final Feliz...), Mário Oliveira (com sua criação Freuderic), Cleiber Vieira (com Sombra da Noite) e os extras como a matéria sobre Quadrinhos Underground por Gebien e uma entrevista com Sidney Gusman, ex- editor da revista especializa em quadrinhos Wizard (hoje, Wizzmania) e co- criador do site Universo HQ). Todos os roteiros são meus, com exceção de Freuderico. E fomos comemorar o lançamento no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Gostei muito resultado final. Da impressão feita em gráfica ao conteúdo diferente. Agora, estou me organizando e mexendo os palitos para lançarmos a segunda edição entre abril e junho. Espero que sejamos um novo ponto de partida nesse mercado tão difícil. Tivemos ótimo acolhimento por parte da mídia que divulga esse tipo de material Logo... teremos mais.
Comentários