Pular para o conteúdo principal

Naruto (日本語です) Datte Bayô!


Há algum tempo, muitos colegas diziam que Naruto era o anime do momento. Eu sempre gostei de animação ou o chamado "desenho animado" como se falava antigamente (porra... tô velho). E pra mim, desde pirralho, as animações japonesas dão de 10 a 0 nas estadunidenses. E isso eu era só um esperma. Err-- então... esse lance de animação japonesa versus estadunidense fica pra depois. Quero mesmo é falar de Naruto que foi criado em 1999 por Masashi Kishimoto para o mangá semanal Shonen Jump. Um amigo meu me emprestou toda a fase dele quando ainda era um garoto (porque a fase mais recente, ele já é mais grandinho). São mais de 250 episódios. Eu conhecia Naruto mais pela fama porque nunca tinha assistido nada a não ser alguns vídeos no youtube. De cara, na primeira impressão que tive, era que se tratava de uma série arrastada. Bingo! De certa forma, é sim.



Mas meu amigo me garantiu que apenas no começo da série é que a coisa era meio chata. Fui no bico. A verdade é que o começo é bem engraçado, sem muita ação, verdade, mas engraçado. Naruto deseja ser o Hokage (líder mais forte de onde vive) da vila dele, a Vila Oculta da Folha. Pra situar tudo, ele é um ninja que vive em umas das cidades daquela realidade, digamos assim. Eles não citam o Japão em momento algum, mas obviamente é lá dada a natureza de alguns acontecimentos políticos. Até porque NINJA (ninjtsu) é uma arte de luta japonesa. Naruto precisa primeiro se graduar na escola ninja e tem como companheiro Sasuke e Sakura, por quem nutre sentimentos. Esse primeiro contato é bem simples da animação. Treinos, situações embaraçosas... Naruto vê em Sasuke seu rival e isso trás situações bem engraçadas. Sasuke por sua vez é um garoto sério que quer ficar forte para se vingar de um fato ocorrido em seu passado. A série progride e nada de ação propriamente dita. As coisas ficam na verdade até mais lentas. Quem espera um anime como Yu Yu Hakusho ou Cavaleiros do Zodíaco, pode esquecer. Naruto é mais centrado na trama que segue em passos muito curtos.

Depois de uma série de pequenas missões com Sakura, Sasuke e seu sensei Kakashi, os alunos tentam se graduar e passar de Genin a chunin, como se fosse de cadete para soldado raso. Essa fase que era a de se espera o pega pra capar, também é bem fraca, mas apresenta novos personagens. Principalmente um dos mais carismáticos: Rock Lee. Hábil em luta corporal e dono duma força e velocidades incomum. As lutas têm inicio e é tudo bem fraco. Apenas uma luta empolga e é justamente a do Rock Lee com a do Gaara, um personagem problemático que nessa primeira etapa num deixa de ser um vilão. Há outros vilões escusos nessa etapa como Orochimaru, um dos três lendários da Vila da Folha, lar do Naruro. A vila é justamente invadida por ele e pelos ninjas da Areia sendo manipulados por Orochimaru. Meu amigo havia me dito que agora era a hora definitiva da porrada! Era neguim soltando o braço e mostrando sangue. Mas... é enrolado assim mesmo. Não tem tanta ação assim como meu amigo disse e na verdade é bem morgado. Eu esperava mais. Acho que talvez, ele tenha me posto tanto na expectativa, que eu tenha esperado demais. Ou não.

Mas a partir daí, eu vi como anime funcionava. E na fase que ele havia me alertado que era a mais fraca, pra mim foi a melhor. Primeiro porque e eu já tinha pega o timing da animação, já sabia como ela funcionava. Segundo porque a coisa ficou mais engraçada em certos pontos. Verdade que outros fatos marcaram a animação. Zona de spoiler pra quem não assistiu ainda. Se você não assistiu, pare de ler isso agora. Pera... ninguém vem aqui mesmo (risos). Então... Orochimaru invade a vila para poder matar o Hokage, um velhinho que se garante nos fitghs. Infelizmente, ele morre durante a luta mas causa sérios danos a Orochimaru. As coisas ficam mornas e Sasuke vai embora da vila atrás de ganhar mais poder para vencer um inimigo pessoal: sei próprio irmão que assassinou todo o seu clã. Ele busca essas forças em Orochimaru que tem planos para o último Uchiha vivo (Sasuke). A partir desse ponto Naruto se concentra em buscar o amigo de volta e chega a travar uma luta (essa sim) fuderosa com ele. Depois disso, o anime cai na mesmice. Até ele ficar adolescente e a série se tornar Naruto Shippuden. Claro que há muita coisa no meio desse bolo. Eu apenas arranhei por cima. E você me pergunta: “E aí? É bom mesmo como diziam, ou é só modinha”? Sim... é bacana sim, se você não esperar muito. Ainda hoje é editado no Japão. O anime também ainda passa episódios novos por lá. O diferencial de Naruto, é que ele é falho. O personagem principal erra muito, vacila, perde batalhas (e claro que também vence muitas). Mas é aí que mora a graça dessa animação. Ela não deixa o personagem se sobressair de fodão-mor 200 vezes por episódio. No final das contas, é bem legal, principalmente se você não esperar muito. Agora estou acompanhando Shippuden e o mangá lançado aqui pela Panini Comics. É bem divertido e fiquei fã de Uzumaki Naruto. É exibido aqui pelo Cartoon Network e SBT.

Comentários