Pular para o conteúdo principal

Avatar- O Último Dobrador de Ar

Isso passava na Xuxa. Até pouco tempo atrás essa animação passava na Xuxa e eu num sabia que se tratava de algo tão bom. Parece um anime, mas não é. Criado pelos amigos Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, estreou em 2005 no canal Nickelodeon como Avatar- The Last Airbender (ou Avatar- The Legend of Aang) e chegou a ser a animação mais vista deste canal estadunidense perdendo apenas para o Bob Esponja. Avatar conta a história de um mundo fictício que mistura artes marciais (como o kung fu) e magia baseada nos quatro elementos: água, ar, fogo e terra. O mais legal de Avatar é a sua singuralidade e roteiro firme. Muito difícil encontrar uma animação estadunidense com tanto cuidado com a história levando em conta toda uma cronologia e a respeitando sem chamar o espectador de burro, o que é comum em séries animadas daquele país. Personagens morrem e há relacionamentos físicos. Nada de sexo, claro. Mas beijo na boca é algo natural na animação, e estamos falando de uma animação estadunidense (animado na Coreia do Sul).
A história tem um ótimo gancho que é muito bem desenvolvido em seus capítulos e temporadas. A primeira temporada se chama Livro I- Água, a segunda Livro II Terra e a terceira em andamento se chama Livro III- Fogo. Cada temporada tem um total de 20 capítulos muito bem arquitetado pelos criadores. A história é sobre Aang, um nômade da Tribo do Ar e também o último de sua dobrador de ar. Os dobradores são seres nativos de suas regiões que conseguem dominar o elemento em questão de onde vive usando técnicas de artes marciais. Para haver total equilíbrio, existe um dobrador que consegue manipular os quatro elementos a este é atribuído o nome de Avatar. O Avatar surgi sempre que o último morre reencarnado no ciclo seguinte que pode ser água, terra, ar ou fogo. Aang é Avatar da vez mas ficou preso por 100 anos num iceberg onde por lá ficou até que Katara e Sokka, dois irmãos da Tribo da Água no Pólo Sul os encontrou. O problema é que nesses 100 anos muitas coisas mudaram e a Tribo do Fogo valendo-se um momento único conseguiu conquistar boa parte do mundo e aniquilando todos os dobradores de vento para evitar que um novo Avatar surgisse. Com isso, o mundo ficou sujeito a tirania do Povo do Fogo. Apenas alguns grandes reinos conseguiram ficar ilesos como o Reino do Povo da Água no Pólo Norte e o Povo da Terra num local mais protegido. Mas o resto do mundo está em desgraça.


Cabe agora a Aang ser o novo Avatar. Com isso ele conta com a ajuda de Sokka e Katara, fora seu bisão voador, Appa e a garota dominadora de terra Toph. Juntos eles andam pelas terras atrás de ajudar Aang e dominar os elementos, porque ele não foi treinado para isso. A partir desse momento, eles vivem grandes aventuras, descobrem fraquezas, ficam à beira da morte. Têm de lutar e fugir, conseguir aliados e conquistar inimigos poderosos como o Príncipe Zuko e sua irmã Azula. O que mais me chamou a atenção é que apesar de num ser apelativo como um anime (isso não é uma crítica) com seu sangue jorrando as poças e pancadaria descerebrada, Avatar mantém o mesmo ritmo, tem uma história muito bem amarrada e o melhor: a animação se mantém com uma ótima qualidade. Muito melhor que muita animação que vejo por aí. Quer um exemplo? Melhor que Naruto e Bleach juntos. Os cenários são muito bem trabalhados, os movimentos não se repetem e as expressões faciais dão uma vida a mais aos carismáticos personagens. Não esperem dramalhão mexicano como nos animes. Há drama sim, mas na dose certa, assim como há humor e aventura. É tudo num tom que agrada muito bem e cheio de reviravoltas. Uma animação que vale a pena ser conferida e que em breve irá parar na telona em live action pelas mãos de M. Night Shyamalan (Sinais, Sexto Sentido). Vida longa ao Dobrador de Vento.

Há um site oficial em português, Mundo Avatar, que inclusive disponibiliza todos os episódios para se assistir. É só clicar AQUI.

Comentários

Anônimo disse…
eu acho q dobradores de terra e ar sao muito legais mas so nao gosto de dominadores de fogo e agua pq sao fracos(dominadores de fogo sao fortes)e'de agua nem tanto eu acho que o poder de congelar ou o chicote da agua sao os mais forte quando o dobrador de agua ainda e fraco....e etc mas eu gosto muito mesme pq e muito organisado e muito legal eu gosto dos capitulos pq sao longos cada parte tem 20 capitulos eu acho...ai pessoal mas quem achar q eu acabei de comentar e nao gostou entre em contato com migo vou passar meu e mail:lukinha_covinha@hotmail.com





flwssss e bjss pra as meninas