
“Comer cenoura faz bem pra vista”. Sempre ouvi isso. Fui conferir o filme Mandando Bala (Shoot ´Em Up-2007). Mas algo de cara deve ser dito sobre esse filme: ele é pipoca. E pipocão mesmo. Pra quem de repente não sabe o que é um filme pipoca, é um filme daqueles que com certeza não vão concorrer a um Oscar. É o filme feito para divertir. Para que você desligue a porcaria do seu cérebro e curta uns 90 minutos de ação ininterrupta. Mandando Bala cai justamente nesse esquema. É um filme pipoca daqueles. Começa na bala e termina na bala. Então, se você é daqueles que curte cinema “adulto”, passe bem... mas beeeem longe desse filme. Eu gosto de filmes. Dos bons. Independente se ele é um pipoca ou cinema de arte. Se ele for bem executado naquilo que ele se propõe, eu vou gostar. 

É claro que eu fui sabendo como que era o filme. Sabia que seria um tempo numa sala escura vendo um monte de absurdos. Ano passado, o diretor Michael Davis já havia feito umas animações que usaria como storyboard pro filme. Eu tinha visto e achei muito maluco. Achava impossível fazer aquilo. Pois bem. Ele fez. Tem tiroteio durante um parto, tiroteio durante sexo, tiroteio no ar... e isso mesmo, durante todos essas ações, há tiroteio. Não antes e nem depois... é durante os atos. E o cara filmou mesmo isso.

A trama (!) é simples. Logo que começa o filme, o Sr. Smith (Clive Owen) vê uma grávida passar enquanto estava sentado numa parada de ônibus comendo uma cenoura. Em seguida um cara escroto passa por ele atrás da garota. O Sr. Smith vai atrás e começa uma matança sem fim. A garota acaba parindo uma criança no meio de todas essas balas. Ela morre. E Smith agora tem um pequeno ser para cuidar. E o resto é tiro pra caralho e o Sr. Smith é mother fucker. Bota pra fuder legal. A partir desse momento, regado a guitarras nervosas, o filme é um barriu de pólvora. A trama? Porra! Que se foda a trama. Eu fui pra OLHAR o filme. Se tem uma trama? Até tem. Uma bem rasa, o filme não foi feito para dar-se explicações. Esse é um filme pipocão mermu. No elenco ainda temos a gostosa da Monica Bellucci como uma prostituta que ajuda Smith a cuidar do bebê e o sempre ótimo Paul Giamatti como um cara que caça o bebê. Bem... isso é tudo. O resto, é visual. Eu achei muito bom, pelo que ele se propunha a ser, veja bem.
Mandando Bala (Shoot´Em Up-2007 - 90 min)
Direção:
Michael Davis
Elenco:
Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti, Greg Bryk, Stephen McHattie, Ramona Pringle, Jane McLean
Comentários