Pular para o conteúdo principal

Cinco melhores filmes de ficção...

Bem difícil de escolhe apenas cinco. Pensei em pesquisar antes em blogs e sites para poder dar algum fundamente a minha escolha, mas como eu bem acabei de escrever, é uma escolha minha, então são os meus cinco filmes de ficção científica que mais agradam. Foram escolhas difíceis, pois deixei muito filme pedreira de lado. Usei como critério (além do meu gosto pessoal, claro) buscar filmes que tragam acima de tudo a invetabilidade, filmes que são mais que meros efeitos especiais. Então, cheguei na seguinte lista abaixo:
Star Wars (1977)- Imbatível pra mim. Foi meu primeiro filme de ficção científica quando eu ainda nem entendia o que porra era isso. Lembro que o primeiro filme que assisti da trilogia clássica foi nada mais, nada menos que O Império Contra-Ataca, o melhor filme de todos os seis filmes de Star Wars. E melhor: assisti na casa do meu vizinho exibido por um projetor na parede. Cara, eu ainda nem tinha 10 anos de idade e já adorava aquela merda. Amor a primeira vista. Com uma concepção “simples” de bem contra o mal, Star Wars clássico sempre estará na ponta da minha lista.
Blade Runner (1982)- A primeira vez que assisti esse filme, eu achei chato. Na verdade, nem cheguei a assistir todo. Anos depois, eu aluguei ainda em VHS e ele pra mim naquele momento teve outra cara. Quando os replicantes começam a mandar ver e o Deckard (Harrison Ford) entre em cena pra botar pra foder, aquilo me deu 300 mil idéias de como se usar um tema desses, onde clones humanos se rebelam contra a própria escravidão. Foi um “estalo mágico”. Simplesmente revolucionou o cinema de ficção na época. Fazendo uma analogia, pelo menos pra mim, é como se fosse o Batman- Cavaleiro das Trevas de Frank Miller do cinema.
Alien-O Oitavo Passageiro (1979)- Inovador, é o que posso dizer desse filme do finalzinho dos anos 70. Com uma mistura de terror e ficção, lembro que o filme, que assisti pela primeira vez em Tela Quente na Globo me deixava de cabelo em pé. Eu ficava me colocando no lugar da Ripley (vivida por Sigourney Weaver) tentando fugir de uma criatura que usava a própria nave dos tripulantes como “campo de caça”. Pra mim aquilo era assustador.
De Volta para o Futuro (1985)- Esse filme foi aquele me fez achar que eu poderia construir uma máquina do tempo com dois pedaços de chiclete, um tubo de cola e plutônio! Hahaha! Não, não, tentei não, mas o filme me fez “sonhar” bastante. Com certeza um dos filmes mais divertidos que já assisti, com elementos de romance, ação, aventura e claro, muita ficção científica. Um filme super “descolado”, pode-se dizer. O bom foi que assisti as duas continuações no cinema. A trama toda amarrada (mesmo que com alguns errinhos de continuidade e vacilos na questão espaço/tempo/continuum), a diversão era simplesmente inenarrável. Era o tipo de filme que assistiria todas as semanas em sequencia sem parar.
Exterminador do Futuro 2 (1991)- O ápice até então de um filme ação e ficção. Grandioso, pancadão, porradeira e inteligente. Digo, não deixava margem para erros bobos. O bom foi que eu já tinha 14 anos pra assistir nos cinemas, e eu pude ver isso de perto. Taí um filme que pagaria pra assistir de novo na telona. Com uma trama bem mais elaborada que o primeiro filme, temos agora um Arnold Schwarzenegger como “mocinho” do filme e vemos a ascensão de uma tecnologia nova, aquela usada no T-1000, até então, super novidade. Na trama que mexe com realidades alternativas e futuro apocalíptico, vemos uma verdadeira guerra acontecendo freneticamente sem perder o fôlego em suas mais de duas horas de projeção. Filme obrigatório pra um fã de filmes de ficção.

Claro que não citei vários filmes que gosto muito como Robocop, Matrix (apenas o primeiro), Tropas Estelares, Vingador do Futuro, A Mosca, Os Caça-Fantasmas (fantástico), Akira, Gattaca entre muitos, mas esses acima foram o que fizeram, que pavimentaram em diferente épocas meu fascínio pelos filmes de ficção cientifica.

Comentários