Pular para o conteúdo principal

Astronauta- Magnetar (resenha quadrinhos)


Quando eu fiquei sabendo do projeto MSP 50, onde artistas nacionais diversos reinventavam as criações de Mauricio de Sousa minha primeira reação foi "Caraca! Eu tinha essa ideia". Como eu era leitor da Turma da Mônica na infância  depois que virei adulto e comecei a colecionar quadrinhos de super-heróis diversos e conhecer coisas como as do selo Vertigo e material europeu, eu ficava imaginando como seria transformar os personagens do Mauricio em algo mais "heroico", ou em outras roupagens. Um dos primeiros passos foi sem dúvidas Turma da Mônica Jovem, que eu novamente exclamei "Caraca! Eu tinha essa ideia". Não exatamente igual, mas, muito antes disso surgir eu visualizava uma visão mais adulta dos personagens, quase como Estranhos no Paraíso de Terry Moore, mas claro, sem o tom pesado que aquela fantástica obra tem. No entanto, Turma da Mônica Jovem tinha que ser o que tinha que ser. É um trabalho de sucesso voltado para o público que está saindo das HQs mais infantis e claro, para os veteranos que sentem a curiosidade de acompanhar essa evolução. Todos esses projetos culminaram no selo Graphic MSP cujo Astronauta- Magnetar está ancorado. Para chegar até aqui, Danilo Beyruth fez uma boa caminhada pelas trilhas do independente com obras de sucesso como Bando de Dois e Necronauta e a um passo de ficar ainda mais conhecido com MSP+ 50

Não demorou muito para que o artista fosse reconhecido (mais do que já era) e ter ganho esse grande presente de inaugurar o selo editado por Sidney Gusman (veterano de trabalhos como Wizard Brasil versão da Panini Comics e cocriador do site Universo HQ só pra citar alguma coisa). Danilo foi além do que já estava fazendo em seus trabalhos autorais e cuidou do Astronauta como se fosse seu, lhe dando uma estrutura física sóbria, com um roteiro muito bem amarrado e uma arte muito agradável, com créditos para  Cris Peter com sua colorização fantástica! Esse ponto merece um interlúdio. As cores de Peter em minha concepção deveriam ser adotadas para todas as HQs atuais. Eu particularmente detesto aqueles efeitos cheio de brilhos ofuscantes que mais atrapalham do que ajudam. Ponto 10 para Cris Peter. Voltando ao ritmo do texto. Dentro do universo da Turma da Mônica tinha alguns personagens que eu sempre curtia mais que os outros- tirando o quarteto beleza Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali- entre eles estão Piteco, Horácio, Tina e claro, o Astronauta  com suas histórias de ficção-científica e textos filosóficos. E isso foi levado muito bem pelo grande  Beyruth com maestria. Fico feliz que haja artistas tão completos como ele no nosso mercado, que ainda sobre de ritmo por várias questões que nem vale enumerar ou a resenha vai se tornar outra coisa. 

Astronauta- Magnetar mostra o grande astronauta brasileiro numa pesquisa empenhada para saber mais sobre o Magnetar, um evento conferido através de matéria comprimida que emite níveis altos de radiação formada a partir de uma estrela de neutros. Para saber mais... pesquisa no Google (hahaha). O mais legal da trama é sem dúvida as referencias diversas não apenas ao universo do personagem, mas ao outro universo de ficção em geral. E principalmente: o texto bem podado. Cara,  Beyruth sabe escrever uma História em Quadrinhos. Astronauta- Magnetar poderia estar em qualquer revista tipo Metal Hurlant, 1984 ou CIMOC da vida. HQ de ficção científica de primeira! É legal ver o Astronauta no meio de uma crise complicada. Durante sua pesquisa sua nave acaba avariada colocando o personagem numa sinuca de bico. Sem conseguir prosseguir com sua pesquisa ou sair do lugar cheio de radiação, cabe ao herói tentar concertar a nave e seu suporte de vida. Infelizmente para o Astronauta a coisa não parece tão simples e os dias viram semanas e semanas viram meses. Sua sanidade é colocado à prova, assim como integridade física fazendo como que o personagem corra contra o tempo de diversas formas. A parte psicológica é muito bem dosada. O bom mesmo é ter seu próprio exemplar, pois é um material que irá ficar para a história. Anote aí. Astronauta Magnetar tem 80 páginas, custa R$ 19,90 capa cartonada e R$29,80 capa dura. Ainda pode ser encontrado em algumas bancas, livrarias, comic shops e Internet. Vale o investimento. Material nacional de primeira. E que venha mais! 

NOTA: 10,0

Comentários