Por essa ninguém esperava, hein? Cientistas são os testículos do camelo. Essa porra lá prever porra nenhuma. Agora no duro: o que aconteceu foi que um meteoro "atingiu" a Russia deixando mais de mil feridos e um rastro considerado de destruição (30 milhões deve ser considerado um bom estrago). Há um projeto americano que vasculha os céus eu busca de potencial perigo que possam vir a entrar em nossa atmosfera como corpos acima de 10 metros, buscando objetos em torno de 50 metros (projeto NEOs em Inglês). Esse que atravessou os céus da Russia estima-se que tinha poucos metros. Ainda no espaço o meteoroide (que é o corpo que trafega no espaço) foi atraído para o planeta, entrou em nossa atmosfera como meteoro (muda de nome) e pode ter caído na Terra como meteorito- nomenclaturas no final do texto. As informações acerca ainda estão cabulosas (pelo menos até o momento dessa postagem) e não se sabe ao certo o que atingiu a Russia, mas veio do espaço e não, até onde se tem notícia não foi o asteroide 2012 DA14 que passou "raspando" na Terra. Acreditem: se esse tivesse caído aqui hoje a vida em nosso planeta mudaria drasticamente, pois asteroides são corpos bem grandes. Pra mim isso só prova que o homem sabe menos do que pensa que sabe.
Essas formações em sua maioria feita de metal são na verdade restos de cometas. São perigosos, pois o diâmetro de um troço desses pode ser considerado verdadeiras bombas atômicas ao cair em solo- em geral são destroçados na atmosfera e viram as famosas estrela cadentes, o que pode não ter sido o caso desse meteoro (até segunda ordem) que acometeu-se na Rússia. A comunidade científica está em polvorosa quanto ao ocorrido, deixando os CDFs abrindo champanhes, mas deixa a população comum com muito medo. Imagina que se tudo isso aconteceu com a explosão de um meteoro nos céus, imagina se isso toca o solo? A Academia de Ciências da Russia num primeiro momento afirma que o meteoro pesaria cerca de dez toneladas e foi pulverizado na sua entrada e a cientista Amy Mainzer (JPL) afirma que embora o objeto tenha sido pulverizado na entrada, seu impacto no processo foi 20 vezes maior que a bomba que atingiu Hiroshima durante a Segunda Grande Guerra.
A arte imita a vida? Nos cinemas ha inúmeros filmes que projetam tais acontecimentos e são todos tenebrosos vide filmes como Impacto Profundo (1998) com um relato dramático sobre a incapacidade humana de conseguir reverter os fatos e apenas se preparar o mais rápido possível para o pior. O tema que era ficção e história da extinção dos dinossauros (Cretáceo-Paleogeno), tornou-se real nesse dia 15 de fevereiro com a entrada desse meteoro na nossa atmosfera causando todo esse alvoroço, e colocando em xeque a real capacidade de antecipação e prevenção de catástrofes dessa natureza. Mas veja bem: poderia ter sido pior. Imagina se acontece perto do final de 2012. Eita, nós. O que ia ter de maluco anuciando o fim do mundo e causando histeria total. Nem quero pensar...
Meteoroide: Qualquer coisa que tenha alguns mestros e esteja vagando no espaço.
Meteoro: Corpo celeste que atinge nossa atmosfera queimando e sendo pulverizado. Mais conhecido como "estrela cadente".
Meteorito: Quando o meteoro escapa da nossa atmosfera e escapa de ser pulverizado atingindo o solo, ele passa a se chamar Meteorito.
Comentários