Muita gente não dá muita bola pra esse tipo de notícia, sobre como anda a saúde do planeta, mas esses pobres diabos não fazem ideia de o quanto isso é importante. O planeta é quem nos proporciona vida e sem ele e seus recursos, estaremos fadados ao fim. E eu nem tô sendo dramático, apenas realista. Um relatório feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC em sigla em Inglês) dá aí previsões catastróficas e irreversíveis até 2050 (o que é relativamente próximo) com várias mazelas atingindo a humanidade, incluindo alimentação, enchentes alarmantes, secas estendidas, extinção de espécies e uma variedade enorme de previsões negras. O estudo é definitivo e mais relatórios sairão no decorrer do ano, mas será que é tão ruim assim? Você está sentindo isso? Bem, o relatório de fato dá um prognóstico sombrio e você está sentindo sim, mas não ter percebido, pois as mudanças são sutis em muitos casos.
Mas há como se questionar tais relatórios sim. Eu não sou cientista e nem estudei os impactos baseados em pesquisas diversas ao longo dos anos, mas é sabido que a Terra tem ciclos diversos- longos períodos de um ciclo para o outro com mudanças variadas. A diferença é que hoje ele pode ser monitorado e estudado. Isso não é um estudo ou especulação minha, apenas li diversas revistas especializadas e livros que tratam sobre tais ciclos. Eles existem (há um resume disso clicando AQUI)- o que torna o relatório do IPCC questionável. No entanto, sim, o ser humano polui e ataca reservas naturais como nenhum outro ser vivo nesse planeta, sempre pensando em enriquecimento e sempre sem se importar com os impactos que essas tomadas podem causar. Isso também é fato e é claro que causa impacto no meio-ambiente de todas as formas. Outro fator debatido pelo relatório é de que os danos serão irreversíveis e isso até eu sei é que é muito improvável. A Terra tem um poder regenerativo impressionante e mesmo que ocorra uma hecatombe nuclear, ainda que se passem séculos, ela vai conseguir se reerguer, pois é de sua natureza.
Ela tem todo o material de que precisa pra isso e seria só uma questão de tempo- pelo menos enquanto existir o Sol. Claro que não dá pra ter 200% certeza, mas o planeta já passou por muitas mudanças climáticas radicais que foram do planeta em chamas até o uma era de gelo sem precedentes. Ciclos. O planeta existe e vária por ciclos. O mundo só vai deixar de existir mesmo quando o Sol explodir e consumir Mércurio, Vênus e a Terra- e aí já há várias teorias sobre isso que se eu enlocar aqui, sairemos do tema. O fato principal aqui é a saúde do nosso planeta, do nosso lar. Tudo bem que ele passe por transformações, mas não é desculpa para depredá-lo. Isso apenas agrava o quadro. O mundo precisa reaver suas metas ou estaremos corroborado para um futuro mais complicado e difícil.
Comentários