Pular para o conteúdo principal

Fazendo Quadrinhos...

Tem uma coisa que me incomodava há alguns anos, hoje não me incomoda mais. Acho que estou velho ou simplesmente não me importo mesmo. Mas quando eu dizia que fazia quadrinhos e ainda mais por diversão- já que sou fanzineiro e meu material é bem amador- as pessoas olhavam pra mim com aquela cara de "Hein?". E se você falar que ler quadrinhos também essa cara vira uma exclamação enorme! Enfim, hoje isso realmente não me importa nem um pouco e eu continuo produzindo, mas com um volume menor. Então porque senti essa necessidade de escrever esse texto se eu já num importo mais? Ainda vejo muitos novos criadores dando muita trela pra esse tipo "dogma", por assim dizer. Fazer quadrinhos é uma arte tão criativa quanto qualquer outra e deve ser apreciada como tal. O quadrinista, principalmente no Brasil, ele escreve, desenha, faz a arte-final e edita seu próprio material- o que demanda aí muito conhecimento e empenho em cada uma dessas etapas. Muitas vezes- na verdade na maioria esmagadora das vezes- o autor nacional ele é autodidata. No Brasil temos cursos espalhados por aí e são verdadeiros oásis para quem ama essa profissão, mas mesmo essas escolas sofrem com o terreno inóspito que é o Brasil em relação a essa arte. 

 O importante mesmo é seguir aquilo que você gosta de fazer, aquilo que te dar real prazer. Você pode ter a profissão "adulta" que quiser, mas não deixe de escrever, rascunhar, ler quadrinhos. Se tiver tempo, faça um. Se num tiver tempo, incentive alguém a fazê-lo. O tempo é mesmo carrasco, mas nunca perca essa força. O quadrinho é uma arte forte, que coloca em formato pictorial suas ideias, suas concepções e desejos, sua imaginação, inteligencia ou sua diversão. Eu adoro fazer quadrinhos, por mais que sejam amadores. Eu continuo fazendo, ainda que em menor quantidade. E sempre que posso, me meto no material de alguém quer ser ajudando, escrevendo ou algo do tipo. O importante é não deixar que terceiros que não entendem ou que não sentem a dimensão da diversão que é fazer isso- ou ser um entusiasta da ação- é para pessoas que a curtem. Quadrinhos é a arte de criar pessoas, lugares, estudar ações, dar personalidades, fazer drama, ação, ficção cientifica, humor, aventura e uma gama de infinita de possibilidades. Crie e faça sua criação aparecer!

Comentários

Little Ton disse…
Grande post, rapaz! Incentive mesmo! Vez por outra eu sinto falta de incentivo, e uma postagem dessas é sempre um "up". Valeu!