Pular para o conteúdo principal

As Memórias de Marnie, La La Land, Liga da Justiça Sombria e Invasão Zumbi (Resenha filmes)

As Memórias de Marnie (2014). Dificilmente você encontrará um filme fraco do Studio Ghibli e As Memórias de Marnie prova muito bem isso. Que animação bonita, sensível e com qualidade técnica tradicional espetacular! Temos uma estória de amor, amizade, família com um requinte sobrenatural. Baseado na obra de Joan G. Robinson "When Marnie There", o diretor Hiromasa Yonebayashi traça através do tempo e de lindos cenários e fotografia, um conto de fantasia, aventura e drama bem narrada e muito bem amarrada. Esse supostamente seria o último filme do estúdio em animação tradicional. O Ghibli já vem inserindo computação gráfica faz um tempo, mas parece querer desistir de vez do tradicional, coisa que eu não acredito que irá rolar. Por ora esse foi o último longa e nada foi divulgado desde então. Espero realmente que continuem fazendo esse belíssimo trabalho.

NOTA: 9,0

La La Land (2016). Não sou fã de musicais. Aliás, acho bem desinteressante. Os poucos que assisti, eu nem lembro, com exceção de Dançando na Chuva, Noviça Rebelde e o Mágico de Oz (de 1939) que vieram do tempo em que Hollywood era praticamente toda voltada para os musicais quer fosse no teatro, ou cinemas. La La Land apareceu como o filme que resgatou o musical glamour de uma época áurea de Hollywood. Os críticos estão rasgando a seda, 14 indicações ao Oscar e eu achei apenas um filme "ok". Muito bem produzido e executado. Tecnicamente falando, ótimo. Mas ainda apenas um "ok". Adoro cinema. Desde criança. Se eu não fosse astronauta eu queria ser cineasta quando moleque (bem... Coisa de criança). E eu sinto os filmes. Eles precisam me passar emoção. Eu preciso sentir os personagens. Entender que não são apenas bonecos articulados para premiações. La La Land... Para um musical, achei legal. Mas em nenhum momento os personagens me motivaram, encantaram. Nada. Apenas duas coisas me chamaram a atenção: Another Day of Sun (música) e o final do filme que contou com uma performance interessante. E só. Critica às vezes induz o espectador a gostar. A melhor critica que li foi do Diário de Pernambuco: "Um filme sobre Hollywood para Hollywood". Foi a mais pé no chão.

NOTA: 8,0

Liga da Justiça Sombria (2017). Fazia tempo que eu não assistia um filme animado da "Liga" tão bom. Liga da Justiça: Guerra e Liga da Justiça: Trono de Atlântida são fracos, tanto pelo enredo que saiu na aba de Os Novos 52 como na parte técnica. Sim, são duas animações com qualidade técnica inferiores. O último bom que lembro foi Liga da Justiça- Deuses e Monstros e o último bom mesmo pra mim foi Liga da Justiça- Flashpoint. Esse Liga da Justiça Sombria foi uma boa surpresa. Não tava esperando muito (até por estar também na aba de Os Novos 52), mas tanto me convenceu no roteiro (que tem J.M. DeMatteis- ainda que tenha saído meio mascado), como a parte técnica está um pouco acima dos últimos filmes animados da DC. Curti bastante. John Constantine ainda soa forçado nessa linha de Os Novos 52- mesmo nessa animação - mas de forma geral é um bom conjunto.

NOTA: 7,5

Train of Busan (2016) que no Brasil foi "traduzido" genericamente como Invasão Zumbi. Esse filme fez um "sucesso" considerável lá fora e chegou a estrear entre o final de dezembro e começo de janeiro no Brasil e isso despertou a minha curiosidade. Não lembro de muitos filmes de zumbis no cinema nos últimos anos... E ainda por cima sul-coreano. O que começa clichê, rapidamente dá uma virada. Tá tudo aí: Epidemia, confusão, correrias e sacrifícios, mas conduzidos de uma forma dramática sem esquecer da ação. É uma mistura de O Expresso do Amanhã com Guerra Mundial Z... Mas em formato mais intimista, mas nem por isso menos intenso. Destaque para a pequena atriz Kin Su-an que manda bem como a jovem Soo-an, filha de um "workaholic" que pega um trem-bala para Busan onde a filha pretende ver a mãe por conta de um divórcio. Há boas cenas de ação - ainda que os efeitos não sejam o forte.

NOTA: 8,0

SERVIÇO:

As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie, 2014)
Direção: Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Keiko Niwa, Masashi Andō, Hiromasa Yonebayashi
Elenco: Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Hana Sugisaki, Moryama Ryoko (vozes)
Duração: 103 min.
Estúdio: Studio Ghibli
TRAILER.


La La Land - Cantando Estações (La La Land, 2016)
Direção: Damien Chazelle
Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend, Finn Wittrock
Duração: 128 min
Estúdio: Summit Entertainment
TRAILER.


Liga da Justiça Sombria (Justice League Dark, 2017)
Direção: Jay Oliva
Roteiro: JM DeMatteis e Ernie Altbacker
Elenco: Matt Ryan, Jason O'Mara, Camilla Luddington, Nicholas Torturro, Ray Chase (vozes)
Duração: 75 min
Estúdio: Warner Bros. Animation
TRAILER.

Invasão Zumbi (Train to Busan, 2016)
Direção: Yeon Sang-ho
Roteiro: Park Joo-suk
Elenco: Gong Yoo, Ma Dong-seok, Jung Yu-mi, Kim Su-an, Kim Eui-sung
Duração: 118 min
Estúdio: Next Entertainment World
TRAILER.

Comentários