Na verdade verdadeira... eu lembro muito pouco, mas lembro de que gostava. Eu era bem pequeno. Peguei apenas reprises. O fato que na época, eu achava fantástico! Não conhecia muito de quadrinhos na época, mas a música tema ficou na minha cabeça até hoje, por incrível que pareça! A série era bem capenga, e tinha uma linha que sim, tentava ser o máximo que podia ser fiel aos quadrinhos do herói nos anos de 1970. Claro que com o orçamento minguado e as dificuldades técnicas da época, o Homem-Aranha da CBS lançava cordas (que supostamente era a teia) e jogava "tarrafas" nos vilões. Mas das minhas lembranças o que mais me impressionava era ele andando pelos parapeitos dos prédios. Pode parecer bobagem, mas a visão era aterradora para mim- tenho acrofobia e aquilo me assustava. Mas nem tudo era um lixo execrável: de longe- de muito longe- ele parecia sim o Homem-Aranha quando andava pelas bordas dos prédios. Gostava da lentes espelhadas da segunda temporada. Vale dizer que o seriado teve apenas 13 episódios de na média de uma hora de duração.
A verdade é que o seriado fez algum sucesso, mas claro que por ser tão limitado, logo caiu no esquecimento e ficou mesmo como fator "curiosidade bizarra". O ator Nicholas Hammond, que interpretou Peter Parker, sumiu do mapa- se bem que já não era um ator expressivos- mas foi de certa forma elogiado e lembrando na série de animada de TV dos anos de 1990 quando os produtores basearam o visual de Peter no ator do seriado em live-action de TV. O seriado tinha outros (des)atrativos interessantes- na verdade bizarros- como o Aranha escalando uma parede, onde ele quase nem tocava nela, fruto, claro, de içarem o ator e não se preocuparem com isso. Fora todos os truques visuais como virar a câmera de ponta cabeça para parece que ele estava andando no teto ou seus pulinhos desajeitados de "um muro para o outro".
A trama também era bem fora da curva. O tio Ben nem existe aqui e depois que Peter é picado pela aranha, simplesmente resolve combater o crime. Jonas Jamenson (Robert F. Simon) tinha outras preocupações e não dava tanta bola assim ao Aranha e o interesse romântico do herói não era Mary Jane e sim Julie Máster (Ellen Bry). Foi um seriado bizarro em praticamente tudo e hoje vale mesmo como fator curioso- nem sei se pode dizer nostálgico. No Brasil Homem-Aranha estreou na Record (nessa época não tínhamos Record na minha cidade) e alguns anos depois foi para a Manchete, que foi onde eu assisti pela primeira vez.
Serviço:
The Amazing Spider-Man (1979)
Episódios: 13 (somando duas temporadas)
Elenco: Nicholas Hammond
Michael Pataki]
Robert F. Simon
Ellen Bry
Chip Fields
Irene Tedrow
Emissora original: CBS
Emissora Brasil: Record e Manchete
O Aranha ainda teve um primeiro telefilme e depois mais dois filmes entre o seriado de TV.
O Homem-Aranha teve também um seriado japonês bem bisonho chamado Supaidaman pela Toei.
Assista clicando AQUI a abertura do seriado de TV.
Emissora original: CBS
Emissora Brasil: Record e Manchete
O Aranha ainda teve um primeiro telefilme e depois mais dois filmes entre o seriado de TV.
O Homem-Aranha teve também um seriado japonês bem bisonho chamado Supaidaman pela Toei.
Assista clicando AQUI a abertura do seriado de TV.
Comentários