Pular para o conteúdo principal

13 Reasons Why (Resenha Seriados)

Comecei não dando muita atenção ao seriado, mas tinha salvo na minha "lista" no Netflix. Até aí tudo bem. Então começou o burburinho pela minha timeline de algumas páginas sociais que sigo. Não fui assistir por isso, mas me causou alguma curiosidade. Acabei assistindo o primeiro e ele me chamou para o segundo por dois motivos: bem produzido e a ideia me chamou a atenção. Pronto, era isso. Agora eu teria que assistir aos 13 episódios que fecham o seriado. Logo tentei fazer uma maratona no tempo que me cabia e sendo assim consegui fechar o programa todo. Quando finalizei logo me veio à cabeça tudo que passei na escola quando eu era adolescente: magricela que tomava bordoadas às vezes, levava bolada na cara, era xingado de apelidos bestas e não me enturmava muito. Era o típico nerd daqueles filmes americanos. Naquela época o bullying tinha outro nome pra mim e se chamava "o cara que me batia" ou "os babacas que me insultavam". A palavra bullying só vim a conhecer no século 21 e me soou bem estanha quando tive conhecimento de que "o cara que me batia ou zuava" era um tal de bullying. Hah! Os adolescentes podem ser cruéis mesmo e isso afeta as pessoas de diversas formas. No meu caso afetou pouco. Eu geralmente me esquivava ou me fazia "apagar" das salas de aula. Mas foi uma fase que passou e são memórias distantes. Mas nos dias de hoje a crueldade é mais complexa e pode ganhar o mundo com um clicar numa tecla de computador ou compartilhamento por celular.
Em 13 Reasons Why,  Hannah Baker (Katherine Langford) se vê o alvo da vez quando uma foto dela é compartilhada onde a jovem aparece descendo por um escorregador de parquinho e um pretenso "paquera" tira uma foto dela no momento da descida mostra sua calcinha. Isso foi o suficiente para derrubar a jovem sendo taxada de títulos vulgares e a chocando quanto a perversidade dos jovens companheiros de escola. De forma cruel, a coisa ganha proporções ainda maiores com eventos posteriores que levam o bullying ao extremo. Uma sucessão de eventos acabam surgindo de forma catastrófica para Hanna e que no final das contas, resolve cometer suicídio e é onde realmente começamos o seriado. Seu amigo Clay Jensen (Dylan Minnete) recebe em casa 13 fitas cassete deixadas por Hanna que narra as 13 razões pelo qual fizeram a garota cometer o suicídio. A medida que a série avança, podemos entender a cabeça de Hanna e a cada motivo montar a decisão da mesma. A trama avança entre o presente e o passado sendo recontado pela visão de Clary e as fitas e podemos ver com detalhes o que cada pessoa envolvida fez para que Hanna tirasse a própria vida. A verdade é que em vários momentos as razões ficam capciosas, e alguns buracos de roteiros fiquem sem reajuste ao longo do seriado. Alguns dos motivos ou pessoas que causaram os motivos não são tão evidentes assim, mas fica subentendido a medida que a razão fica para trás.
No frigir dos ovos, 13 Reasons Why é uma série muito bem produzida, com boa trilha sonora e até mesmo ambiciosa por abordar de forma tão crua o que sabemos que acontece diariamente entre os jovens dos dias de hoje, principalmente com o alcance que há hoje através da internet. Há falhas de roteiro- até grosseiros em algumas passagens- mas não compromete o resultado final. É um seriado que vale sim ser assistido, apesar da "campanha do contra" já estar rolando na internet por conta da popularidade rápida com que o seriado alcançou e pelo tema também, muitas vezes chamado de "frescura" pelos entendidos do assunto. O bem da verdade é que tudo isso existe sim e nos dias em que vivemos está mais cruel que nunca. Só não acontece com todos por dois motivos: você ser o causador ou você ser abastardo suficiente para contornar isso. 


NOTA: 8,0

Os 13 Porquês- 1º Temporada (13 Reasons Why, 2017)
Criador: Brian Yorkey
Baseado no livro de Jay Asher
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro, Alisha Boe, Brandon Flynn, Justin Prentice, Miles Heizer, entre outros
Duração (por episódio): de 50 a 60 min.
Canal: Netflix
Temporada: 1
Episódios: 13

Comentários