Pular para o conteúdo principal

Marvel Comics em queda!

Riri Williams não foi muito bem aceita pelos leitores...

Recentemente a Marvel foi alvo de uma polêmica envolvendo seus números de venda e a queda da popularidade dos seus títulos. Um discurso desastrado deu conta de que, de acordo com os lojistas, a "diversidade" dos personagens da Casa de Idéias está afastando os leitores. A Marvel até tentou se retratar depois, mas já tinha ventilado. Faz tempo que não acompanho a Marvel- e nem a DC, por conta dos inúmeros eventos, sagas, reformulações, etc. No Brasil eu larguei mão das mensais muito mais por conta disso. É tanta coisa sem pé nem cabeça que eu simplesmente desisti. Ainda tem pontualmente alguma coisa boa aqui e ali, mas não salva. Minhas opções praticamente se restringiram aos encadernados de fases ou especiais específicos. Particularmente tenho acompanhado as mensais do universo de Star Wars e acompanhei os dez números de LJA de Bryan Hicth (resenha em breve), que é muito ruim. Mas voltando ao ponto, isso enfatiza de certa forma os porquês da Marvel ter caído tanto. Se embolou em uma sucessão de eventos que não são mais nem anuais, estão quase trimestrais. Eventos que cancela títulos e depois relança do número um, muitas vezes apenas dando sequencia, ou quebrando arcos ou simplesmente trocando equipes criativas que acaba não dando em nada. Isso me afastou das duas maiores editoras americanas. A DC percebeu isso antes da Marvel e refez de forma rápida e limpa seu renascimento voltando mais ou menos ao "feijão com arroz", sendo assim, maximizando seus títulos, enxugando preço de capa e mantendo seus personagens em seus próprios universos. Resultado disso? Sucesso de crítica e público!
Homem-Aranha do Universo Ultimate é muito querido pelos fãs

A Marvel não enxergava isso e ficou lançando evento em cima de evento. Preço de capa mais salgado, o dobro de títulos da DC, mas que não duravam nem um ano direito e acabavam canceladas e por aí vai. A diversidade? Ela também atrapalhou sim, mas de outra forma. Não por ser uma diversidade, mas sim pela maneira como foi feita, de forma muito abrupta. De repente alguns dos maiores herói da Marvel tinham se afastado de seus títulos para serem substituídos. Não houve uma forma gradual e sim um corte brusco para essa tomada da editora. O problema não são os personagens de etnias, sexo ou religião diferentes, mas sim como de repente aqueles heróis tão conhecidos de todos foram deixando seus títulos e sendo relegados e coadjuvantes a distância. Algumas dessas mudanças funcionaram muito bem, mas outras; a maioria na verdade, foi um fracasso. E não se pode culpar a diversidade e sim a tomada editorial que a Marvel teve sem se preocupar com os fãs e sim como queria ser vista. Não precisa ser um gênio pra perceber isso. Agora a Marvel tomou uma decisão de parar com os mega eventos por em média 18 (!) meses e promete reintegrar seus heróis principais aos seus títulos, mas sem retirar os novos personagens de linha. Se quiser realmente voltar ao que era, isso é o mínimo. Vamos ver o que dará isso...

O Hulk Amadeus Cho foi outro fracasso.

Em tempo, desde A Era de Ultron e Vilania Eterna que venho falando disso em roda de amigos. A DC percebeu antes da Marvel e saiu na frente. Agora é a vez da Marvel correr atrás do prejuízo. O fato é que a Marvel parece perdida, talvez falta de um editor-chefe com pulso ou visão maior que meros e corriqueiros (já) eventos onde todos os heróis se reúnem para enfrentarem o perigo ao universo da vez. Essa é uma fórmula que se esgotou e muito desse esgotamento veio principalmente da Marvel que ao zerar seus títulos, acabava vendo mais edições "número 1" até o próximo evento onde todo esse ciclo seria refeito de forma a se repetir duas ou três vezes ao ano tornando os eventos dessa natureza cada vez mais enfadonhos e afastando leitores antigos por questão da inconstância e afastando novos pela irregularidade.

A Thor é um sucesso e tanto. Tem sido a única boa constante da Marvel

Comentários