Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, EUA, 2019) ★★★★★
Sei que demorei muito pra fazer essa resenha. E olha que assisti ao filme na estréia! Mas no principio não quis fazer pra não entregar nenhum spoiler que fosse. Depois foi uma mistura de tempo e preguiça mesmo. Mas vamos lá! Esse tempo deu pra ver o tipo de reação da galera. E apesar da apoteótica conclusão dessa fase de Marvel Studios, o filme dividiu um pouco os fãs. Alguns acharam a melhor coisa do universo. Outros acharam chato e arrastado. A verdade é que o filme em termos de "diversão frenética" é inferior a Guerra Infinita, o filme anterior. Mas é uma estória que constrói com mais calma o enrendo sem precisar ser tão urgente quanto o último. E talvez tenha sido aí que os fãs se viram surpreendidos. Vingadores Ultimato é um longa menos afobado e precisa colocar as peças no lugar. O universo sofreu uma dizimação em massa e agora as coisas parecem menos esperançosas. Os Vingadores ainda querem pegar Thanos, mas não sabem como.
Aí que entra Capitã Marvel e principalmente, Nebula. Com a localização do Titã Louco, um grupo parte para tentar reverter a aniquilação de Thanos, mas o que encontram é um vilão desarmado e sem as Jóias do Infinito. O que acontece? Thor, machado, cabeça de Thanos. Nessa ordem. E depois? O filme dá um salto temporal de cinco anos de um clima bucólico. Foi uma derrota dubla dos Vingadores. Mas nem tudo estava perdido quando O Homem-Formiga que estava preso no universo quântico desde seu último filme retorna por um "acidente do destino" e propõe um plano: viagem no tempo. Então o filme entra num esquema que muitos fãs já tinha teorizado.
A solução estava em voltar no tempo. Depois de algumas teorias e alguns testes, os Vingadores restantes se reúnem a novos integrantes- dentre eles Nebula e Rocket Racoon- para empreenderem uma busca pelo tempo para que possam subtrair as Joias do Infinito ainda na Terra em período providencialmente especifico. O filme se divide em pequenos núcleos e cada um com sua parcela de responsabilidade. O roteiro ganha logo mais agilidade, revisita cenários dos primeiros filmes da Marvel e faz a junta para então, termos aí sim... uma batalha final contra Thanos numa reviravolta interessante.
O longa faz todo tipo de referência a tudo que deu certo no Universo Marvel compartilhado desde seu primeiro filme com o Homem de Ferro em 2008. E não é apenas para agradar aos fãs e sim porque foi importante nessa trama. A "batalha" final é espetacular! Digo que é coisa de quadrinhos mesmo! Nunca pensei em ver algo do tipo. Emocionante do começo ao fim. A esta altura você já deve saber o que acontece, pois a internet não perdoa e manda spoiler o tempo todo, mas ainda assim vale não citar aqui. Vai que você que está lendo esse texto ainda não sabe- o que acho difícil.
Vingadores Ultimato é um trabalho homérico. Tantos personagens, tantas estórias e dez anos de filme convertidos em um único evento. Em vários momentos em que você respira esses heróis. Sente que estamos vendo uma enorme HQ em movimento. E mais ainda: você se importa, pois foram dez anos de história. Tem suas falhas? Tem sim! Principalmente por conta da viagem no tempo que deixou inúmeros questionamentos e buracos. Eu me importo? Na verdade não muito. Não diminui em nada a qualidade do longa como um todo. Baita filme! Baita universo- e isso vindo de uma fã da DC, mas que acima de tudo ama quadrinhos.
Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rud, entre outros
Estúdio: Marvel Studios
Duração: 181 min
TRAILER.
Comentários