Pular para o conteúdo principal

Quarteto Fantástico


É engraçado. Tem bons efeitos especiais. É tudo redondo e bem explicado. E tem uma hora e meia de rotação. Sim... Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado pode se resumir dessa maneira. Fácil, rápido e indolor. É aquele filme de Temperatura Máxima ou Sessão da Tarde. Mas vamos ao que interessa: o conteúdo e a síntese da coisa. Pra quem é fã da família mas querida do Universo Marvel (casa do Homem-Aranha, X-Men, Hulk), vai sentir um certo desconforto. O primeiro(filme) é risível. O segundo é o primeiro "turbinado". Claro que ele está melhor que o primeiro. Como Quarteto um foi um "sucesso", os executivos da Fox injetaram uma grana substancial, que foi-se, diga de passagem, em boa parte para os efeitos usados no Surfista. O bom também dessa grana é que agora podemos ver Reed Richards usando melhor os seus poderes elásticos, coisa pouco feita no primeiro filme.

A trama (!) gira em torno do Arauto de um ser proclamado como Galactos e que vem devorando mundos. Pelo menos, a essência deles, aniquilando toda a vida desses planetas no processo. O Arauto no caso é o Surfista Prateado (vivido pelo mímico Doug Jones- ótimo no filme) que tem a tarefa de preparar a Terra para ser almoçada pela entidade cósmica. Até aqui, a história se mantém fiel as origens, isto é, os gibis. O resto...bem... é o Quarteto Fantástico tentando impedir que o Devorador de Mundo, devore o nosso. O mais engraçado, é que a certa altura esse filme me lembrou Armagedom, aquele filme do Machael Bay (Pearl Habor) e com Bruce "faço sempre as mesmas caretas" Willis, que diante de uma ameaça eminente de proporções simplesmente devastadoras e diante do fim do mundo, os personagens acham tempo para fazer gracejos. Tim Story (o diretor), devia tentar pegar umas aulinhas com Bryan Singer ou Sam Raimi (diretores de X-Men I e II e trilogia do Homem-Aranha, respectivamente). E para quem vai esperando ver o Galactus, tal igual aos gibis...! Bem... ele parece mais com a sua contraparte no Universo Milenium, a versão "século 21" desses personagens, onde o Devorador é uma espécie de poeira ou coisa que o vaila. No mais...Jonny (o Tocha Humana vivido por Chris Evans) e Ben (o Coisa, vivido por Michael Chicklis), fazem as mesmas piadinhas e coisas do gênero. O Dr. Destino, novamente vivido pelo canastrão Julian McMahon, que está bem meia-boca, é só pra acrescentar um pouco de egocentrismo.

Mas vale pelo bom-humor (nas cenas mais familiares no começo do filme), vale pelo Surfista que rouba todas as cenas em que ele aparece, e claro... vale pela pontinha de sempre do Stan Lee. É aquele filme que se você num tiver nada pra fazer num domingão, ou até for um coçador de saco no meio da semana, vale a conferida. Uma pipoquina e um refri cai bem. E quando você sair da sala do cinema, vai lembrar apenas que o Surfista é legal e em seguida vai filá um hambúrguer com fritas e esquecer tudo.



Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: Rise of the Silver SurferEUA, 2007 - 92 min)
Direção:
Tim Story
Elenco:
Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Chris Evans, Michael Chiklis, Julian McMahon, Kerry Washington, Andre Braugher, Doug Jones e Laurence Fishburne (voz).


Comentários