
As três pirâmides de Gizé, os Jardins Suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Ártemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. Essas são as famosas sete maravilhas do mundo, ou pelo menos, eram. A origem dessa lista ainda hoje é meio confusa e duvidosa. Ela é atribuída ao poeta grego Antípatro que escreveu sobre essas estruturas em um poema entre 150 e 120 a.C.. Mas o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamer-- deixa quieto. Bem...em 2006 a fundação New 7 Wonders resolveu lançar uma nova proposta para se escolher as 7 novas maravilhas do mundo. Os eleitos foram divulgados em 07/07/2007 e o bacana é que o nosso Cristo Redentor está entre eles. Isso mesmo... a essa altura você já deve saber disso, mas minha inteção é apenas a de deixar registrado esse momento aqui.
O Cristo Redentor teve sua pedra fundamental da estátua lançada em 1922 e sua construção se deu pra valer em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa com desenho artístico de Carlos Oswaldo e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski. O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. Hoje, o Cristo é um das maiores ligações do Brasil com o exterior. Um verdadeiro cartão postal ao ar livre a 709 metros acima do nível do mar no morro do Corcovado.
Fica aqui registrado meus parabéns e o meu orgulho de brasileiro pelo Cristo Redentor, que nos representa, de certa forma, aos olhos do mundo. Parabéns também as demais novas Maravilhas do Mundo Moderno; a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, antiga arena de combates em Roma; e o túmulo do Taj Mahal, na Índia. Pra mim num vai mudar absolutamente nada na ordem do Universo, mas é legal assim mesmo. Vale como curiosidade histórica e mais palpável dos que as anteriores que eram no mínimo, discutíveis.

Comentários