
Bem, não precisa ser muito esperto para notarmos que estamos à beira de um colapso no nosso eco sistema. E os sinais estão todos aí. Na sua cara! Você liga um telejornal e bum! Chuvas torrenciais, vulcões em erupção, secas onde outrora era fartura e vice versa. Nós estamos esgotando nosso planeta- nosso lar- de todas as formas. Matando de maneira rápida e sem dó. Lembro que há alguns anos, os ativistas se moviam de maneira ardorosa. Hoje, parecem desesperados que procuram uma forma de esfregar na cara de cada um de nós como a coisa está. E não está nada boa. A pessoa “comum” não percebe. Sabe que tá chovendo mais do que deveria, ou pelo menos sabe que algo não está certo com o tempo. Isso é fato! Quem já não escutou “Puxa, mas tá mais quente que o normal” ou “Choveu em uma semana o que geralmente chove em um mês”. Acha que isso é apenas uma “exacerbação” do tempo? Não, meu amigo. Isso são lampejos do que vamos enfrentar. A verdade? Nosso planeta está morrendo. Sim. Dramaticamente assim. E bem antes do que deveria. Imagine que somos bactérias vivendo nele. Como parasitas. Sugando da Terra para sobrevivermos. Mas vai chegar um momento que o “organismo” vai começar a passar mal. E vai se convulsionar pedindo que paremos. As “convulsões” entenda como o clima endoidando ao redor do globo.

Li certa vez, que estudos sobre o Pólo Norte estaria sem gelo em alguns anos. Alguns anos estes daqui há uns 5 anos ou 7. Estudos anteriores, diziam que em 50 anos isso aconteceria. Cinqüenta! E agora temos no máximo sete anos se as coisas continuarem como estão. Outra anomalia? Veja o Kilimanjaro que fica na Tanzânia fronteira com o Quênia. Um vulcão adormecido que ostenta neve em seu cume. A chamada
Neve Eterna. É assim que ele é conhecido. Pois se você quer ir pra lá e tentar escalar o monte pra ver neve por lá, corra. Resta pouco por lá e logo desaparecerá. Alguém lembra dos incêndios na Califórnia, EUA? A polícia diz ter sido criminoso. Bem... não é o que um site ativista falou a um site jornalístico. Aquilo foi mais uma combustão por conta do clima seco. Mais que o normal. Acha que isso aconteceu porque tinha de acontecer? Não, meu camarada. Isso é mais uma notinha na conta da Terra. Um caso bem recente foi agora pelos estados sulistas dos EUA com os tornados gigantes que arrasaram três estados. Aquilo foi assustador. Mesmo! Matou dezenas de pessoas e deixou centenas feridas e desabrigadas.

Eu praticamente posso escutar o pedido abafado de socorro da Terra. Draminha meu? Nem fudendo. Não sou burro. Eu vejo. Como eu falei no início, não precisa ser gênio pra ver que o mundo tá indo pro buraco. A camada de ozônio (ozonosfera) está com um buraco enorme por cima da Antártica. Três ou cinco por cento dessa camada já foram destruídas. Acha que isso é pouco? Né não, rapá. No entanto isso ocorre apenas em certo período do ano, geralmente em novembro, quando as temperaturas são baixas. Por sorte (na verdade, chamo de “coisa certa a se fazer”), através de algumas medidas mundiais, muitos produtos químicos que vão para a ozonosfera estão sendo controlados. Talvez em 2065 nossa camada esteja completamente recuperada. Mas isso não quer dizer que estamos salvos.

O mundo está aquecendo rápido. E esse fato acarreta em uma profusão de situações numa reação em cadeia. O que podemos fazer? Se manifestar? Bem... a verdade é que manifestação surti pouco efeito. Num adianta sair pelado nas ruas carregando cartazes. A coisa tem de partir dos grandes. Principalmente Estados Unidos, um dos maiores (senão o maior) poluidor do mundo. Eles ainda são contra o
Tratado de Kyoto, tratado este que visa e redução na emissão de gases poluentes. Se os grandes não tiverem consciência, um punhado de gente pelada num vai fazer nenhuma diferença. Ficamos de braços cruzados? Bem... se houvesse uma paralisação mundial em prol da Terra... talvez funcionasse. Mas as pessoas preferem beber pinga no carnaval, se matarem em auto-estradas e saírem na porrada em Salvador. Tão cagando pro resto. Isso é “ser humano”. Filhos da puta.
Comentários