Tava vendo os fóruns sobre melhores animes no Brasil e algo me deixou quase triste, pois nos fóruns tinham animes como Death Note, Evangelion, Cowboy Bebop entre outros que só estrearam em TVs fechadas. São animes fantásticos, claro. Não tenho dúvidas sobre estarem nesse Top alguma coisa, mas temos que lembrar mesmo são dos animes que rolaram na TV aberta. Eles sim foram os responsáveis pelo "boom" seguinte das TVs fechadas e mangás em bancas. Nesse Top 5 que faço agora, tento relembrar, sem ordem de qualificação, alguns desses animes que fizeram história em TVs como Manchete e SBT dos anos de 1990 pra cá.
Cavaleiros do Zodíaco (TV Manchete)
Um recomeço sangrento para os animes no Brasil, e ainda assim, um sucesso que arrebata fãs até nos dias hoje, ainda que se saiba que Cavaleiros do Zodíaco é um anime bem mediano se comparado a outros, mas que é dotado de um carisma estarrecedor. Lembro da febre que foi essa surpresa nos finais de tarde amalucados da extinta TV Manchete, que não tinha uma grade muito concisa. Chegou como tapa buraco em um mundo sem Internet (coisa para poucos ricos) e ganhou o Brasil sendo o carro forte de revistas de informações que foram surgindo ao longo de sua ascensão (vide revista Herói, Animax, dentre outras). Os defensores de Atena fizeram um sucesso tremendo, coisa assim espantosa, que fez com que a mídia se voltasse para o anime de forma surpresa. Todo mundo (fãs de animação, claro) acompanhava Cavaleiros do Zodíaco de forma "sagrada". Um verdadeiro divisor de águas, o anime cheio de gritos apombaiados, mortes e ressurreições impossíveis, reprises irritantes, sagas intermináveis, episódios que se estendiam por mais quatro (ou cinco), demonstrou as outras emissoras a força das produções japonesas junto ao fã brasileiro, órfão desse seguimento por anos. Particularmente, eu gostava pra cacete, apesar da encheção de linguiça que era o anime. O que mais me chamou a atenção foi as lutas sangrentas, coisa que eu nunca tinha visto numa animação (com exceção de Akira). Era tanto sangue que tenho certeza que se fossem lutadores de verdade, aquele povo todo precisaria de transfusão equivalente ao corpo de um elefante.
Yu Yu Hakusho (TV Manchete)
Ahhh, cara. outro anime que veio para perpetuar nos anais da TV brasileira. O sucesso do anime foi eminente tão logo estreou na TV impulsionando uma legião de fãs a assistir a série do detetive espiritual. Com um enrendo divertido e cenas de ação de encher os olhos, Yu Yu Hakusho veio para ficar. Outro diferencial desse anime foi a dublagem brasileira, que se adaptou usando gírias bem do nosso cotidiano, numa dublagem bem solta e identificável. Pra mim foi umas das melhores dublagem de um anime no Brasil. Assim como Cavaleiro dos Zodíaco, o anime logo atraiu uma legião de fãs e catapultou os horários da Manchete lá pro alto, que a essa altura, salvo engano, já estava reprisando Cavaleiros do Zodíaco a torto e a direito. Yu Yu fez um sucesso comercial muito bom junto ao público brasileiro estampando várias revistas sobre o assunto da época. Bastante violento, chegou a gerar alguma polêmica, incluindo aí possível corte de algumas cenas, coisa que não chegou a acontecer. Um anime bem marcante pra mim. Para a infelicidade da distribuidora, a extinta Tikara Filmes, o anime não lhe rendeu o retorno esperado voltado para a linha de brinquedos e acabou se tornando uma dor de cabeça.
Dragon Ball (SBT)
Era o que todo mundo esperava, a estréia de Dragon Ball no Brasil. Muito se especulava para onde o anime de maior sucesso do Japão até o momento iria (ou se realmente estrearia) no Brasil, e o SBT antenado com o gosto do fã brasileiro ávido pelas aventuras de Goku e Cia, tratou de passar a perna na Manchete e adquiriu o anime (junto a um pacote de tantos outros) para passar na sua grade. Apesar dos horários malucos, a emissora tentou regular sua manhã e o anime até que não sofreu muito. Mas em compensação a dublagem levou uma belas lenhadas, assim como o anime que levou belos cortes. Por conta do conteúdo mais "safadinho" como cenas de sacanagem entre Kame e Bulma, o SBT cortou algumas cenas e editou algumas falas para não parecer o corte. Claro que quem conhecia o anime sabia dos cortes, mas a grande maioria dos fãs que não tinham Internet para recorrer, desconhecia o fato. Até onde sei Dragon Ball foi um sucesso, com a promessa de que a fase Z passasse no canal, coisa que não aconteceu (foi para a Bandeirantes anos depois).
Sailor Moon (Manchete)
A fama de Sailor Moon é maior que a série animada que a procede. Vindo no embalo do pacote de animes que a Rede Manchete estava adquirindo, Sailor Moon era muito requisitado pelos fãs de anime em geral, apesar de ser uma animação simples, com histórias "bobas de amor". No Japão a criação de Naoko Takeuchi foi e ainda é um sucesso presente, no Brasil a fama veio através de revistas especializadas que invocavam o programa como algo a ser conquistado. O bem da verdade é que Sailor Moon era divertido, com situações que beiravam o ridículo, e ainda assim, admito, vai... eu gostava e assisti o primeiro ano todo. Heh! As galhofas eram engraçadas, a alopração nos caricatos personagens acabavam sendo o ponto forte da série animada. Lutando por "amor e justiça", Sailor Moon marcou uma geração e fez um sucesso arrebatador. Apesar de todo esse tempo, apenas agora a personagem terá seu mangá impresso no Brasil pela JBC (até a data desta postagem, sem um mês certo para começar a ir às bancas). Por essas e outras, Sailor Moon foi um dos pilares desse "boom" nipônico nas TVs brasileiras.
Samurai X (Globo)
O SBT e a Machete estavam numa disputa ferrenha para ver quem apresentava mais animes. A emissora de Sílvio Santos estava com boas séries como Dragon Ball e Guerreiras Mágicas de Rayarth (fora outros) e a Manchete com animes como Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. A Globo correu por fora e trouxe o simpático Samurai X (Rurouni Kenshin) em sua grade e conquistou uma fatia enorme dos Otakus brasileiros. Ainda que todo editado por contas de cenas violentas, Samurai X foi um sucesso e marcou toda uma nova geração acendendo novamente as chamas que a esta altura estavam acabando por conta da pouca ou quase nenhuma aquisição de novos animes as TVs brasileiras abertas. Animes desse calibre começaram a ficar escassos no mercado aberto dando lugar a séries mais simples e de apelo comercial mais certo como Beyblade, Pokémon, Yu- Gi- Oh! e alguns outros menos expressivos. De lá pra cá as animações japonesas tiveram um declínio muito grande em TVs abertas, restando a Internet mesmo para os fãs de animes. A Globo ainda chegou a passar, bem editado, a última fase de Dragon Ball Z tomanda a série da TV Bandeirantes.
Outros animes famosos foram Guerreiras Mágicas de Rayearth, Street Fighter II Victory, Fly- O Pequeno Guerreiro (SBT), Pokémon (Record), El Hazard, Tenchi Muyo, Slayers, Bucky (Bandeirantes), Digimon, Medabots, Yu- Gi- Oh!, Sakura Card Captors (Globo), Shurato, Samurai Warriors, Super Campeões (Manchete) que tiveram suas temporadas por emissoras abertas grandes. Animes como Hunter x Hunter e Ranma 1/2 tiveram pouco sorte em emissoras abertas. Naruto ganhou o SBT que vem exibindo ali de forma quase consistente. O fato é que os animes tiveram suas chances nas TV abertas, mas hoje não passam de nostalgia restando o fã acompanhar mesmo pela Internet.
Comentários