Pular para o conteúdo principal

Filmes vs Séries

Eu gosto muito de filmes e séries. Desde pequeno, cresci pregado na TV de uma forma positiva, em época que as TVs eram mais inocentes e isso nem faz tanto tempo assim. Eu ainda hoje adoro assistir filmes e séries. No entanto, depois de tanto tempo a gente passa a ficar mais seletivo ou mais exigente. Os filmes estão estagnados em fórmulas que se repetem ou em películas baseadas em alguma coisa assim ou assada. As séries são distintas entre sitcons, seriados médicos ou policiais investigativos. Não necessariamente assim, mas existem as outras vertentes como ficção, fantasia e etc. Mas eu particularmente ando meio sem saco para filmes arrastados e séries que não saem do lugar. O bom dos filmes é que são mais bem cuidados, porém se não for muito bem escrito, não dá tempo de se apegar aos personagens, o que é o contrário nas séries. 

Os seriados hoje em dia estão mais caprichados, cada vez mais com cara de filme. A diferença para hoje e para os anos que eu assistia os seriados na TV é que naquela época os programas não lutavam tanto assim por audiência e a sensação que tenho é de eram meros produtos descartáveis. Hoje os grande conglomerados anseiam por sucessos instantâneos que geram rios de dinheiro. Não importa se for aclamado pela crítica ou fãs, o importante é fazer grana, o que de certa forma é justo, afinal, é um investimento. Essa mecânica atual de investimento e retorno não é nenhuma novidade em qualquer empreendimento, mas em tempos passados (uns 15 ou 20 anos atrás) essa fórmula não era tão densa ou feroz.

Os filmes precisam levantar um montante para serem considerados sucessos, não basta ser bom, tem que tem um retorno- o que de novo, vale frisar, é justo. São investimentos. O que não gosto muito é quando associam o "fracasso financeiro" com a qualidade do filme. Muitas vezes o público pode não estar no hype daquela produção ou ele se vendeu errado. Vejo séries sendo canceladas por conta de baixa audiência, mas muitos fatores devem ser considerados como contra quem ela está competindo? O Big Brother é um lixo, mas entre o BBB e Breaking Bad os brasileiros- em específico- vão assistir o primeiro. Claro, sem generalizar, mais a grande maioria sim. Hoje tenho tenho assistido mais filmes descompromissados e séries mais leves ou vertiginosas saindo de perto de dramas ou intelectuais. 

Comentários