A editora Salvat veio através de sua rede social anunciar o cancelamento de suas coleções Marvel. Isso meio que já estava se desenhando há um bom tempo, afinal, com o problema de distribuição, valores altos dos quadrinhos e várias coleções ao mesmo tempo, dava pra ver de longe que algo ia dar errado. Na verdade, acho até que durou bastante. Com um começo polêmico por conta de vários erros de revisão, algumas capas com defeito de imagem e lombadas desreguladas, a Coleção foi caminhando relativamente bem e com bom sucesso, mas há alguns anos vem dando sinais de cansaço e desgaste. O fator também de várias coleções ao mesmo tempo também ajudou a fazer com a editora desse um passo maior que as pernas. Então vamos lá:
A coleção capa preta- Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel- das 150 prometidas com a expansão vai parar na 135 e passará a ser semanal. Lombada ficará incompleta.
A coleção capa vermelha- Os Heróis mais Poderosos da Marvel- fecha nas 100 como planejado, mas haviam boatos de expansão. Passa a ser semanal.
A Coleção Definitiva do Homem-Aranha fica no volume 40 dos 60 planejado. Lombada ficará incompleta. Passa a ser semanal.
Aparentemente Tex Gold continuará. A Salvat fez um sucesso muito bom entre os colecionadores (ou colecionadores de lombadas como ficaram conhecidos depois) por justamente o desenho na lombada que formava no final da coleção. Muita gente comprava HQs bem ruins só pra não desfazer a lombada. Cheguei a comprar várias, mas apenas as que me interessavam. A verdade é que a Salvat trouxe muito material bom e inédito ao Brasil. Mas foi muito fominha jogando várias coleções ao mesmo tempo. Ninguém tinha bolso suficiente para bancar todas ao mesmo tempo e ainda comprar outros quadrinhos de outras editoras. Seja como for, muitos leitores ficaram insatisfeitos, claro, e a Salvat com o nome queimado. Vale lembrar que a coleção do Conan nem chegou a ir pra bancas de fato e foi cancelada antes disso ficando apena na fase de teste. O comunicado oficial você pode ler AQUI.
Comentários