
Ontem foi o Dia do Amigo. Porque então estou postando este texto apenas hoje? Porque é simples. Ninguém vem aqui mesmo. Que diferença faz? Além do mais...creio que todo dia seja Dia do Amigo. Como também seja o Dia dos Pais, Mães, Namorados... etcetera e tal. Mas vamos lá. A amizade é um sentimento forte. Acho que até aqui, estou chovendo no molhado. Mas têm pessoas que confundem as coisas ou simplesmente não têm noção exata do que seja! O que é ser amigo pra você? Até onde você pode confiar em alguém para chamá-la de amigo? Quanto tempo precisa pra se chamar uma pessoa de amigo? De cara digo que não sou o dono da verdade, mas acho que sei mais ou menos o que é uma amizade. Amizade é amor. Amor àquela pessoa próxima a você. É respeito, cumplicidade e companheirismo. Mas aí você diz que isso já é outra coisa. Que se você sentir isso, você vai estar apaixonada e amando da forma errada. Mas acontece que existe várias forma de se amar uma pessoa. Você ter o amor de pessoa para pessoa. Aquele que você suspira pelos cantos, escreve no caderno seu nome junto a dessa pessoa num coração e que pretende se casar ou tirar o cabaço com ela (esse lance de tirar o cabaço já é mais relativo). Tem o amor de família. Um amor ligado pelo sangue e laços genealógicos. E há o amor de amigos. Sim. Pode existir sim. Amor entre amigos é aquele amor companheiro e de conforto. Segurança. Pra chamar uma pessoa de amigo, você tem que ter a certeza de que é uma pessoa que realmente valha a pena. É alguém que você vai poder contar em todos os momentos da sua vida. Não há divórcios! Não há disputas por herança! É apenas um toque de mão, um tapinha nas costas e aquela ajuda ou voz que te compreende.

Claro que tudo que rola em relação a sentimentos é mais complexo que isso. Não pretendo traçar perfis psicológicos para explicar a amizade em si. Estou apenas arranhando a superfície. A amizade deve surgir naturalmente. Ela pode ser de infância, de trabalho, colégio e entre irmãos, primos, sobrinhos...! Ela é como uma apólice de seguro. Você sente que pode conversar sobre qualquer assunto. Sente que pode jogar todas as bombas pra cima daquela pessoa, mesmo que ela não possa fazer nada diretamente por você, porque só em ela te escutar, já é um feito admirável. Eu conheço pessoas que acham que amizade é você dar dois sorrisos, dizer "Gosto de você" e tchau! Amizade é um estado profundo. Não é algo tão superficial. Num adianta você conhecer uma pessoa há 200 anos. Tem que ter alguma reciprocidade. Num adianta só uma pessoa dizer "eu te amo" e outra "eu também". As duas tem de fazer isso. "Eu também" vira resposta automática e não sentimento real. A displicência não faz parte da amizade. Ela merece contato. Mesmo que teu amigo more na China e você na Ilha da Morte, o contato deve ser algo senão constante, pelo menos "tátil" de alguma forma. Carta, e-mail, sinal de fumaça, telefone...enfim...! Óbvio que estou exagerando um pouco. É o lance de caso para caso. Às vezes há pequenos empecilhos que dificultam a comunicação. Mas a amizade permanece intacta.

Falar de amizade pra mim é como rezar um tomo sagrado. É algo que levo muito a sério. Num é uma coisa qualquer. Eu posso contar os meus amigos nas pontas dos dedos de uma mão e ainda vai sobrar dedo. Como qualquer um, já me enganei com amizades e quebre a cara. Hoje sou muito mais reservado e confio em poucas pessoas. E as que eu confio, são meus amigos. Pessoas que posso encher a porra da minha boca e chamar de verdadeiros amigos. Que estão comigo. Que se preocupam comigo. Que notam quando não estou bem. Que prestam atenção quando tenho algo a dizer e me apoiam ou me alertam quando passo por algo bom ou ruim. Isso pra mim é amizade. Eu vou atrás dessas pessoas e vice-versa. Não amizade de uma pessoa só. Porque existe amizade assim. Amizade de uma pessoa só. E isso não é bom. Só uma dizer que amiga e a outra balançar com a cabeça num sorriso amarelo? Dizer que sim, somos amigo e não fazer por onde? Não. Obrigado. Esse tipo de amizade eu não quero. De qualquer forma, se você tem um amigo, seja presente. Tente mesmo que de vez enquanto, mostrar que você está com ela. Que está ali perto de qualquer forma. "Fazer valer a pena" é uma frase batida, mas se encaixa muito bem. Sempre.

Comentários
em relação a ter poucos amigos eu nao sei ser assim...
infelizmente, ou felizmente..
sempre fui "como uma uva"...nunca vivi sozinha.hehehe
sempre andei "de ruma".
eu nucnqa liguei mt pra esse lance de comunidades no orkut..mas sempre tem uma ou outra em q vc realmente se identifica.
"Não sei confiar pela metade"
eu sou assim
tenho facilidade em fazer amigos (nossa..muita)
e realmente nao sei confiar so uma parte..
confio sempre por completo...me atiro mesmo..
com se eu nao tivesse nunca algo a esconder.
mas sempre q alguem se aproxima e eu vou com a cara...a miha tendencia é logo chegar perto e eprmitir q a pessoa faça o mesmo...
conto o q sinto, o q eu acho, o q eu espero..o acontecido e o desejado... quase tudo..hehe
claro q em alguns confio certas coisas a mais...
mas geralmente confio coisas intimias, dores, alegrias e experiencias com muitos, praticamente, todos..hehe
Talvez seja um erro...tlavez...
nao tive muitas desilusões com amigos. mas as que tive doeram, e talvez ainda doam...
mas eu sou assim...
confio por completo. sem me arrepender.
faria tudo de novo, se pudesse. confiaria tudo outra vez.
sou uma pessoa q nao sei viver sozinha.gosto de ter muitas pessoas ao meu redor.
sempre fui assim...como ja disse.
meus primeiros melhores amigos, foram vários..hehe
nunca tive um so melhor amigo...sempre mais de 2 :p
gosto de ser assim. prefiro ser assim..
e quanto a amar um amigo.. acredito q seja um amor tao puro quanto o de irmao..pq apesar de muito clichê acredito na frase de q "amigos sao irmaos q nos escolhemos".
amo a todos. confio em muitos. respeito cada um. e se dou um voto de confiança a muitos, senao todos, é pq acredito q essa pessoa possa sim fazer o msmo comigo. nao q eu ja faça esperando algo em troca...! longe disso.
eu nao posso fazer uma pessoa sentir por mim o mesmo q sinto por ela, sempre tive conviccao disso.
respeito quem acredite em apenas 1 amigo a vida toda. mas no meu mundinho, há espaço pra muitos
e vc, Ed, é um deles, sim.
;)