Pular para o conteúdo principal

Homem de Ferro 3- Crítica filme

Não é segredo nenhum que sou DCnauta. E ver a Marvel dando uma surra na DC em questão de filmes me deixa confuso às vezes, pois os heróis das duas editoras têm potencial para a telona, mas só a primeira está sabendo aproveitar isso e muito bem. Homem de Ferro 3 é a soma de tudo que vem dando certo desde o primeiro filme de 2008 e a Marvel Studios vem conduzindo seu Universo cinematográfico com certa precisão e o melhor: sem medo de apostar (mas não dá pra esquecer os fracos Thor e Capitão América). Em Homem de Ferro 3 vemos um Tony Stark mais "humano" e encarando a vida "adulta de herói" com mais cuidado, mas nem por isso menos inconsequente às vezes. A bola foi passada para o diretor Shane Black, roteirista conhecido por criar a série Máquina Mortífera e que tem em seu histórico como diretor apenas o divertido Beijos e Tiros justamente com Robert Downey Jr. A soma desse reencontro é um filme mais bem aparado até certa altura, com espaço para tudo em seu tempo. O diretor usou sua experiência em filmes de ação e aplicou em terra com Stark agindo no pulso, dando tiros, pulando por cima de mesas e saindo na porrada. A história mostra que o terrorista Mandarim (Ben Kingsley- visivelmente se divertindo) um vilão conhecido dos quadrinhos como chinês e ocidentalizado aqui como uma afronta a América. A Marvel tinha um complicado dilema em acrescentar esse personagem por conta dos "anéis mágicos" do vilão, mas conseguiu solucionar muito bem a pendenga de forma dúbia.

A trama enverga pelo lado político e flerta de perto com o policial em dado momento e funciona até bem, mas eu achei que em algumas passagens o filme perdeu seu foco. Eu sei que os heróis da Marvel são mais "realísticos" que os da DC Comics e gosto muito disso, mas em alguns pontos a coisa meio que se confundiu, deixando o longa estranho ao universo criado pela Marvel com o Homem de Ferro matando capangas sem piedade, atirando com arma de fogo (ainda que não vejamos gente sangrando no chão), foi assassinato. O vilão do filme, Aldrich Killian (Guy Pearce) me soou meio genérico, bem canastra mesmo. Não o achei ameaçador: o achei necessário de forma forçada. O filme tem diversas falhas de roteiro e condução, peca na conclusão de certas cenas e tem uma falta incontestável: o Homem de Ferro aparece contado nos dedos. Muito pouco mesmo! Não digo que não tenha ação, pois tem sim do começo ao fim. Mas a falta do herói é sentida. Se eu achei o Homem de Ferro (primeiro) fraco por conta da aparição do herói (mesma falha do segundo), no terceiro o Vingador Dourado fica praticamente em segundo plano. 

O filme foi um sucesso de bilheteria e gerou mais de um bilhão em grana, mas isso necessariamente não quer dizer que longa seja bom. As críticas foram até boas, mas ví muito fã detonando. Eu não me deixo levar pelas críticas de terceiros, mas em boa parte estavam certos. O filme teve uma boa bilheteria por questão de marketing. A Marvel construiu muito bem o visual de seus personagens no cinema. O Homem de Ferro 3 veio logo depois do glorioso Vingadores e é claro que as pessoas estavam curiosas. É um bom filme, tem boas cenas de ação, acontecem coisas legais, mas está longe de ser excepcional. O clímax com as armaduras é de encher os olhos de qualquer fanboy, mas falta muito ainda. O que salva o filme é mesmo Downey Jr. que cada vez me parece mais à vontade como Tony Stark. O cara carrega sozinho a produção. Infelizmente o Máquina de Combate (ou Patriota de Ferro vivido por Don Cheadle) aparece muito pouco. Em compensação Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) ganha destaque. Até demais! Não é um filme fantástico, é diferente dos seus antecessores, mas também não é esse "oba-oba" todo não. Vale pra assistir em casa com os amigos. Seria uma tarde divertida. E só.

Nota: 7,5

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)

Diretor: Shane Black
Roteiro: Shane Black e Drew Pearce
Elenco: Robert Downey Jr.Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Guy PearceBen Kingsley, entre outros.




Comentários