Se o primeiro filme da agora finalizada "trilogia da ressaca", surpreende com seu humor negro e um quebra-cabeça intrigante, e o segundo tenta repetir esse ato de forma forçada e dramática, o terceiro tenta repetir o sucesso do primeiro, mas o resultado é no máximo esforçado. Depois de um começo sensacional, com um humor cítrico e pesado (o acidente na rodovia é foda), o filme ganha um ritmo burocrático, quase automático, como que querendo finalizar as pressas a franquia, tentando voltar as suas raízes, mas sem muito sucesso. Claro, nem tudo está perdido, há bons momentos, alguns até densos, por sinal, mas nem de longe lembra o humor inteligente do primeiro longa. Isso é visto até nas interpretações robóticas dos atores, que estão lá dessa vez apenas para receber seu cheque no final das filmagens.
A história dessa vez não tenta remontar alguma merda acontecida da noite anterior provida por alguma "ressaca" movida a bebida e drogas, e a linha do filme do diretor e roteirista Todd Phillips fica mais reta, sem muitos entraves, deixando o longa numa cronologia mais coesa. Tudo volta novamente para o personagem de Zack Galafianakis (Alan) que precisa voltar a internar-se para tentar melhorar seu envolvimento interpessoal e como tentativa de "respirar" uma última vez, os amigos Doug (novamente vivido por Justin Bartha), Phil (Bradley Cooper) e Stu (Ed Helms) levam o maluco beleza para dar uma volta no caminho para a clínica até que a bosta é jogada no ventilador e a trama começa a se juntar com a de Mr. Chow (Ken Jeong- roubando a cena novamente) e até um paralelo com o primeiro filme numa artimanha que mais lembra aqueles thrillers de assalto a banco e coisas do tipo.
Para o terceiro ato de sua obra sobre "ressaca", o diretor tentar adaptar as piadas dos filmes anteriores para essa derrocada, mas não consegue a mesma maestria e o resultado é uma película pasteurizada. Como falei anteriormente, há sim alguns bons momentos, cenas engraçadas e diálogos divertidos, mas não consegue o mesmo ritmo do primeiro, e nem do segundo (que é bem fraco). Não é de todo um filme ruim, mas a burocracia nele contida o deixa sem uma necessidade real de existir. A gente sabe que foi muito mais o corporativismo que fez com que os dois filmes seguintes fossem rodados, ainda mais esse terceiro, dado seu ritmo catedrático (seguido pela cartilha das comédias de humor atuais), mas alguma coisa pode se salvar de tudo isso, e quem sabe não tenhamos um filme solo de Mr. Chow por aí sem as amarras pesadas e sem as cobranças da sombra do primeiro de filme da trilogia da ressaca. Ainda assim a "última cena" depois das "letrinhas" deve divertir os fãs do primeiro filme.
Se Beber, Não Case- Parte III (Hangover Part III)
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Todd Philips e Craig Mazin
Elenco: Zack Galafianakis, Ed Helms, Bradley Cooper, Justin Bartha, Ken Jeong, John Goodman
NOTA: 6,0
Comentários