Pular para o conteúdo principal

Grandes Artistas: John Romita Sr.

Eu sou o que chamo de "leitor tardio". Isto é, não comecei lendo quadrinhos de super-heróis desde criança e sim já na adolescência, mas lia muito Turma da Mônica. No entanto, minha paixão pelos quadrinhos de heróis colantes só foi rolar mesmo em 1994 quando passei a colecionar Super-Homem (nessa grafia mesmo). Nessa época o que vinha para o Brasil nas HQs de linha eram coisas da fase que ficou conhecida como a mais "burra" dos quadrinhos americanos com enredos questionáveis e tomadas editoriais estranhas (claro que nem tudo era lixo). Então fui de cara conhecendo artistas como Jim Lee e toda aquela gama viciada em muita arte clonada e roteiros pasteurizados. Não vou cuspir nesse período, pois passei por ele e adorava (hoje tenho minhas ressalvas), mas com o passar do tempo fui tomando mais gosto e conhecimento sobre quadrinhos, artistas, história, etc. Acho que quando conheci o trabalho de John Romita Sr. numa republicação do Homem-Aranha, aquilo me agradou de cara, com uma arte limpa, visível e agradável de entender. Entendam bem: eu tava numa maré de clones de Jim Lee nessa época e John Romita Sr. com seu estilo elegante, era como ter um mestre budista no meio do caos.
 
John Romita Sr. trabalhou muito entre os anos de 1960 e 1970 com personagens diversos da Marvel como Demolidor e Capitão América principalmente, mas fez sua fama mesmo foi em o Homem-Aranha ao lado de Stan Lee. Seu traço elegante, limpo e catedrático conquistou os fãs e trouxe ao escalador de paredes uma de suas fases nos quadrinhos mais lembrados e áureos. No Brasil ele é lembrado como um dos mestres mais usados como referencia por muitos artistas e tem uma série de seguidores fiéis. Por aqui uma série de quadrinhos do desenhista pode ser encontrado com certa facilidade por ter tantas republicações em álbuns específicos. Ele também é pai de outro grande artista, o famoso "Romitinha" ou John Romita Jr. Assim como o pai, fez sua carreira na Marvel e depois de muitos anos, passou a desenhar na DC. Já o veterano pai sempre trabalhou na Casa das Ideias e por lá ficou. Baita artista.
 
No Brasil você pode encontrar seu material nas revistas Salvat Coleção Marvel, republicações da Panini Comics e em sebos com o material antigo da Abril Jovem. Vale a busca!
 
Há uma pequena galeria dele clicando AQUI.

Comentários