Pular para o conteúdo principal

Yu Yu Hakusho #07 ao #10 (Resenha Quadrinhos)

Dando continuidade a Yu Yu Hakusho versão especial da JBC. Aqui o time de Yusuke Urameshi continua as lutas dentro do Torneio das Trevas. O volume #07 mostra uma das lutas mais divertidas do anime, mérito também da bela dublagem da época. Lutando contra Chuu, um cara forte que fica mais perigoso quando está bêbado, Urameshi se coloca numa situação real de perigo quando desperdiça seus "Raygun" e sai no braço com seu oponente. No anime a luta é mais divertida que no mangá e bem mais emocionante. Boa parte do mangá se resume quase que apenas a essa luta e Yoshihiro Togashi mantém um bom nível de arte e um texto condizente até esse ponto. Ainda nesse volume começa a luta contra um dos times mais sem graça de Yu Yu Hakusho: o Ichigaki. Lembro que no anime eu ficava torcendo para acabar logo. A luta sem graça contra os discípulos de um mestre que foram enganados por um demônio e agora são meros escravos é de arrancar os olhos de ruim. Com muita veia "mexicana", o dramalhão vai até o final desse volume com diálogos de amargar.

No volume seguinte (vol. 8), o dramalhão se estende por mais alguns poucos capítulos e acaba numa verdadeira novela mexicana. Mas sem tempo para descanso, o time de Urameshi se vê numa luta na sequencia e a organização coloca o time Mashoutsukai contra os heróis já cansados. Com Hiei impossibilitado de lutar por uma lesão no braço e a Mascarada presa junto a Hiei num campo de força, coube a Kurama, Kuwabara e Yusuke enfrentarem o time adversário. Com lutas mais criativas e com um traço mais inteiro de Togashi, esse arco é divertido e cheio de pancadaria bem ao estilo shonen de mangás para jovens (e até uma pitada de drama). Não deixa a desejar a versão em animação e acho até que essa passagem pelo mangá é melhor que do anime, pois é menos enrolado. Na versão para TV essa sequencia se arrasta e no mangá se resolve no tempo certo.



Já no volume 09 acontece muitas coisas. Depois que o time Mashoutsukai é derrotado com a ajuda de Kuwabara (e do amor- entendedores entenderão), o time de Uramashi tem uma folga, mas não Yusuke. A "Mascarada" se revela sendo a Mestra Genkai- se bem que já sabíamos- e resolve passar seu último treinamento para seu discípulo longe dos amigos. Com isso o time Urameshi parte para a próxima etapa sem seu capitão. Na arena, os heróis se confrontam com um time perigoso e maligno: Uraotogi! Aqui temos provavelmente a melhor passagem de todos os volumes com relação a arte. Yoshihiro Togashi é conhecido por seus traços rascunhados e por ser preguiçoso, mas nesse volume pelo menos ele elevou bastante o nível de seu traço. Enquanto isso a luta entre o time Urameshi e Uraotogi continua de forma bem violenta. Hiei se mostra ser um demônio frio e cruel, mas é Kurama que rouba a cena no final do volume quando se transforma em Youko, a sua verdadeira forma demoníaca.

O Volume 10 dá continuidade a luta do time Urameshi e o time Uraotogi. Depois que Youko vence a luta de forma cruel, é a vez de a "Mascarada" lutar. Enfrentando o maldoso Shishiwakamaru, Genkai se vê quase em perigo, mas a velha lutadora sabe se virar e muito bem, ainda que esteja mais fraca por ter passado seus dons para Yusuke. Na sequencia enfrenta o verdadeiro vilão do time Uraotogi que se revela... uma baita bobagem. Tão idiota que nem vale a pena falar. Só basta dizer que Genkai se revela e dá uma coça no cara. Em seguida mais uma pequena folga para o time de Yusuke, mas algo nefasto se aproxima. Genkai resolve encarar Toguro sozinha na floresta. Urameshi chega bem na hora, mas ainda assim não é páreo para a força do vilão que acaba matando a velha mestra numa cena emocionante, diga-se de passagem, apesar do clichê característico. No final dessa edição Togashi volta a ter uma queda brusca de qualidade de arte. Essas gangorras são bem ruins para a série...


Volume #07- NOTA: 6

Volume #08  NOTA: 6,5

Volume #09 NOTA: 8,5

Volume #10 NOTA: 7,0
 
Todos os volumes têm média de 200 páginas
e valor de R$ 14,90 em impressão offset.

Editados pela JBC.

Para as resenhas dos volumes #01 ao #06 clique AQUI.

Comentários