Grinch com Jim Carrey não está na minha lista.
Um natal comigo é parar para assistir a pelo menos um (ou dois) filmes que marcaram de alguma forma meu natal. Então segue uma lista rápida abaixo. Pode ser que você se identifique com algum desses.
Kevin em apuros
1- Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990 de Chris Columbus). Acho que é um filme que se liga logo ao natal até mesmo porque seu enredo é durantes as comemorações natalinas. Foi aos cinemas em 1990 e alçou Macaulay Culkin nos holofotes. Foi um tremendo sucesso de bilheteria e todos os anos- pelos menos no primeiros desde sua "estreia" na TV aberta- era sinônimo de repeteco com grande audiência. Claro que com o tempo a Globo (que detinha os direitos na época), parou de passar ele nesses períodos. Ainda assim é um dos que mais lembram o natal. Com uma trama divertida e cativante onde um garotinho é esquecido em pleno natal em casa sozinho, dois ladrões tentam roubar a sua casa e ele a defende com um monte de traquinagens de criança.
"Dingo bells, dingo bells..."
2- Gremlins (Idem, 1984 de Joe Dante). Um filme de criaturinhas bizarras na época de natal? Sim! Eu adorava! E esse filme também me liga diretamente ao natal. Uma trama de humor negro produzida por Steven Spielberg no traz a uma cidadezinha pacata onde um jovem acaba ganhando do pai que trabalha viajando uma criaturinha simpática e fofinha, mas com uma maldição. Sem dúvidas num é o filme para assistir com a família, até porque há mortes e sangue, mas foi outro filme que todos os anos o nosso adorável SBT reprisava aos baldes. Passar o natal com os Gremlins era divertido e sempre rendia as quase duas horas na frente da TV numa noite de natal.
Charlie tem bons amigos
3- O Natal de Charlie (A Charlie Brown Christmas, 1965 de Bill Melendez). Bem... num é bem um filme e sim um especial de 25 minutos para a TV, mas vale também. O SBT passou esse todos aos anos por muito tempo na telinha. Na trama nosso azarado Charlie Brown "enfrenta" o natal de forma existencialista quando ele divaga sobre o verdadeiro sentido do natal. Com roteiro do criador dos personagens Charles M. Schulz, esse é mais um daqueles que vale sim assistir ali antes da ceia com as crianças. Divertido e atemporal, isso eu posso dizer.
"Yeppee-ki-yay"
4- Duro da Matar (Die Hard, 1988 de John McTiernan). Heh! Esse sim é um típico filme de final de ano. A TV aberta sempre exibia esse próximo ao período de Festas de Fim de Ano. A primeira vista não parece ser um filme tão natalino- e nem pudera com um tema assim- mas a trama se passa nesse durante essa data comemorativa e coloca John McClane (Bruce Willis) contra terroristas numa prédio ao som Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!, Christmas in Hollis onde o policial vai ao encontro da esposa durante um festa de natal da empresa em que ela trabalha e acaba sendo a única pessoa que pode salvar o dia durante um ato terrorista. Divertido pra assistir de forma nostálgica com os amigos.
"Eu sou Beowulf!"
5- A Lenda de Beowulf ( Beowulf, 2007 de Robert Zemeckis). Não é nenhum clássico da minha infância, mas ainda assim se tornou um dos meus filmes de natal favoritos por uma razão pessoal. Aqui o diretor de De Volta para o Futuro conta sob seu ponto de vista o poema épico anglo-saxônico sobre a lenda do grande Beowulf, um guerreiro enfrenta forças malignas poderosas. O filme em animação por captação de movimento não foi um grande sucesso, mas ainda assim ficou em evidencia pela forma como filmado e pela violência. Ainda assim é um bom longa e dá pra assistir no natal com aqueles amigos mais "hardcore".
Comentários