Pular para o conteúdo principal

Alien: Covenant (Resenha Cinema)

Essa é a primeira vez que assisto um filme da franquia Alie nos cinemas (assisti Alien vs Predador, mas pra mim não conta) e eu esperava uma experiência melhor. Em Alien: Covenant a ideia é mostra mais um pouco do passado que remete ao filme original de 1979. Em Prometheus já temos uma prévia disso e em Covenant temos a semente do longa do original. Nesse raciocínio Prometheus acaba sendo mais inteiro e bem resolvido, ainda que tenha lá sim suas oportunidades, mas em Covenant, parece que há uma peça quebrada, que tenta engrenar, mas não engrena. No enredo a nave Covenant singra o espaço rumo a um planeta para ser colonizado quando um evento cósmico os interrompe no meio do trajeto para que possa haver reparos na nave. Sendo assim, a tripulação acaba voltando as vistas para uma transmissão perdida e resolvem investigar, pois vinha de um planeta que poderia em tese concentrar vida e sendo assim, a viajem de sete anos para um mundo ser colonizado estaria a apenas algumas semanas de um novo planeta. Bem... acabou não sendo uma boa decisão. 
A partir desse momento, vários eventos se chocam para dar ao espectador aquilo que ele realmente espera e as cenas seguintes são viscerais. Não tem muito do que reclamar da parte técnica. Ridley Scott sabe filmar isso como poucos, mas parece um pouco contido em realmente mostrar um pouco mais de tripas e "esfolamento humano". A trama passa por algumas boas passagens, mas ainda assim o roteiro parece truncado, como se estivesse em retalhos a serem costurados para dar uma boa ação. Sendo bem sincero, não era isso que eu esperava. Acho que muitos fãs da franquia gostariam de ver sim mais da claustrofobia apresentada em Alien (1979), mas o que vemos é algo um pouco mais genérico, como se estivesse diante de um Déjà vu. A verdade é que faltou o horror. Faltou um pouco de sensação de perigo real e imediato, que o primeiro e o segundo filmes têm. O Alien está aqui, mas não fiquei pensando em como ele poderia matar os personagens, e na verdade... nem pensei muito nos personagens, pensava mais em "que hora o filme vai começar mesmo"? 
Poxa, mas tudo é negativo? Não. Michael Fassbender funciona maravilhosamente bem. Existem boas cenas quando as criaturas aparecem e os efeitos especiais são muito competentes. A ideia como um todo é bacana, mas não era aquilo que os trailers estavam me mostrando. Não é tão broxante como Prometheus, que fica mais "na vontade", pois aqui a criatura e sua gênese aparecem, mas faltou um pouco mais, algo que trouxesse o terror angustiante de Alien ou a atmosfera de um pesadelo de Aliens- O Resgate. Se você assistiu ao último filme, vai achar esse aqui bem melhor. Mas não é nem de longe o filme de aliens que eu esperava como fã. Poderia ter aproveitado mais a computação gráfica, um planeta "novo" construído melhor os personagens secundários. 

NOTA: 7,5

Alien: Covenant (2017)
Diretor: Ridley Scott
Roteiro: John Logan e Dante Harper

Elenco: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Michael Fassbender,  Billy Crudup,  Danny McBride, Demián Bichir, Carmen Ejogo,  Jussie Smollett, Callie Hernandez, Amy Seimetz
Estúdio: Fox
Duração: 122 min.

Comentários