Pular para o conteúdo principal

Guardiões da Galáxia Vol, 2 (Resenha Cinemas)

Não tem como não dizer que Guardiões da Galáxia (2014) foi um baita azarão e que isso mostra a força de que um bom filme "só" precisa de um bom roteiro e um bom diretor. James Gunn foi esse cara que meio que surgiu do nada para trazer uma nova equação aos filmes da Marvel, assim como os filmes de aventura e ficção de forma geral. Aí você fica pensando: "Será que ele fará algo maior e melhor na continuação"? A resposta é sim... e não! Gunn poderia ter feito a besteira que muitos cineastas fazem depois de conseguir um sucesso inesperado, que é o de aloprar na continuação. E o diretor e roteirista na verdade manteve o status quo que já havia impresso no primeiro filme. É um repeteco do primeiro? Não... mas tem a mesma química e faz piadas com isso. O que me deixou mais tranquilo ao assistir esse segundo filme, é que Gunn na verdade não se preocupou em linkar com o Universo Marvel atual dos cinemas, ainda que saibamos que está tudo lá. Ele na verdade trabalha com os personagens, cresce seus relacionamentos e amplia a profundidade deles. Nesse sentido ele é mais aberto que o anterior, o que acaba freando um pouco a película, mas por outro lado,  os personagens ficam mais ligados emocionalmente.
Tecnicamente falando, não tem muito do que se reclamar. Continua com um visual muito bonito e acho até que ainda mais colorido. Tem ótimos efeitos especiais e traz cenas de ação bem elaboradas e na medida certa, sem ficar extrapolando uma atrás da outra. Esse é outro grande mérito do filme. Os poucos pontos negativos vão pra quebra de ritmo em algumas passagens, onde o drama deixa de ser implícito no primeiro para virar a chave do segundo, afinal, a relação de Peter Quill (Chris Pratt) com seu pai Ego (Kurt Russel) é calçada num drama familiar pesado e as consequências são amplas demais. Essas freadas contextuais deixaram o filme em alguns poucos momentos arrastado e até enfadonho, mas não tira o brilho do conjunto geral. E para quem é muito fã do universo Marvel, há vários e vários easter eggs espalhados pelo filme, inclusive nas cenas pós-créditos (que são cinco!). Alguns muito interessantes que com certeza serão usados em futuros filmes dos divertidos personagens.
E falando em personagens, gostei muito da forma como a construção do Ego foi feita. Eu, particularmente, havia achado estranho ele estar no filme, pois é um planeta, mas a forma como incluído no enredo foi bem providencial. Outro personagem que aparece pouco, mas é um personagem importante e acredito eu que terá maior peso no terceiro filme, é Sylvester Stallone com o personagem Stakar Ogord. Sua inclusão foi feita da forma correta e traz mais um belo conjunto de personagens Marvel de (aqui) terceiro escalão aos holofotes. Ainda que seja um bom filme de aventura e ficção, ele é um pouco inferior ao primeiro, que soube dosar melhor a ação com o drama e a ficção. Esse Volume 2 pende mais para alguns lados e isso faz ele, como eu já disse antes, ficar travado. Ainda assim, é um belíssimo acréscimo ao universo Marvel como um todo! 

NOTA: 8,0

Guardiões da Galáxia Vol. 2 ( Guardians of the Galaxy vol.2, 2017)
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn

Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Michael Rooker, Kurt Russell
Duração: 137 min.
Estúdio: Marvel Studios


TRAILER. 

Comentários