Eu já tinha lido Universo DC Renascimento em scans na época em que saiu. Já ali eu vi que sim, era bom. Mas quando leio por scan, admito que fico meio deslocado, pois é muito desconfortável pra mim ler nesse formato, mais pela dor de cabeça me causa por conta do monitor. Agora que saiu em formato impresso pela Panini Comics, ficou mais tranquilo de analisar a HQ. E continuo com a mesma percepção: foi um gol descente que a DC Comics fez. A editora quando começou a iniciativa Novos 52, mirou novos leitores e a "atualização" de seus personagens. Isso na verdade trouxe uma série de confusões, personagens descaracterizados, baixa de vendas, títulos cancelados e pouca coisa se salvou dali. Antes de "rebootar" seu universo ou dar um novo ponto de parte, tanto DC como a Marvel sempre inventam um mega evento que estará atrelado a uma série de outra HQs e uma minissérie principal. Mas dessa vez a DC percebeu o cansaço que isso estava se tornando e resolveu fazer essa transição de forma mais dinâmica, apenas com um especial, uma explicação simples e pimba! Todo o status quo restaurado do Universo DC e pra melhorar ainda, com sucesso!
Sim! Renascimento foi um sucesso e mostra nem sempre precisa-se zerar algo para fazer algo novo, basta ser inventivo e respeitar a história dos personagens. Novos 52 foi um erro editorial grande, cheio de falhas cronológicas e condução. Verdade que alguns poucos títulos se sobressaíram, mas o conjunto geral da coisa toda foi por água abaixo. Em DC Comics Renascimento a condução da ideia é bem simples e coloca o Flash Wally West como a liga para retomar o Universo DC de onde parou. A partir do momento em que ele aparece e tentar sair da Força da Aceleração buscando uma âncora em que possa se firmar no Universo DC, ele vai relatando o que é mais importante, fazendo paralelos dentro de Os Novos 52 e afirmando que alguém manipulou o tempo e a realidade roubando dez anos de suas existências, jogando todos num período negro- em uma referencia clara a iniciativa de Os Novos 52. Quando está prestes e ser apagado de vez, ele encontra uma conexão com o Flash Barry Allen, que a principio não o reconhece, mas logo depois sabe que ali é seu sobrinho e o encontro dos dois é sim emocionante.
Esse é o estopim para que o Universo DC tradicional retorne e traga os personagens de volta, ainda que com um pouco de resquício de Os Novos 52, mas fora daquela linha narrativa. E para quem se pergunta sobre Watchmen, se realmente está lá... sim, está sim, mas ainda está implícito. Sabemos que está lá, mas não sabemos como aquilo alterou a realidade da DC. Renascimento é uma vitória editorial e reestruturação. Vale bastante acompanhar a DC Comics nesse momento.
NOTA: 9,0
Universo DC Renascimento
Roteiro: Geoff Johns
Arte: Ivan Reis, Phil Jimenez, Ethan Van Sciver e Gary Frank
Páginas: 116
Ano: Maio de 2017
Editora: Panini
Editora original: DC Comics
Comentários