Sex Education- 1º Temp. (EUA, 2019, 08 Episódios) ★★★★★
Eu tenho uma queda por seriados mais humanos. Falar sobre "ser humano" é mais complicado do que parece- exige mais tato. Ser adolescente era complicado no meu tempo. Ser adolescente hoje é ainda mais cruel com tantas ferramentas pra te ferrar e de diversa formas. As páginas sociais que o digam. Falar de sexo nunca foi simples quando eu era mais jovem, mas hoje ainda não acredito na flexibilidade do assunto, no entanto, ele parece ser menos complicado ou um tabu hermético. Juntar "pessoas normais" com "adolescentes aflorados" e "sexo confuso" é uma fórmula usada pela TV e cinema há anos e quase sempre cai nos clichês do gênero. E aqui poderia ser assim também... se o roteiro não fizesse a diferença e brilhasse com simplicidade! Sex Education que chegou agora ao Netflix é a prova de que nenhuma fórmula está batida, basta prepará-la de forma diferenciada.
Na trama Otis (Asa Butterfield), é um jovem tímido e virgem que vive com a mãe Jean (Gillian Anderson) e que por sua vez é uma terapeuta sexual, sendo assim, o garoto absorve meio que por osmose algum conhecimento acerca dos entraves que permeiam as relações sexuais e habituais entre os casais no cotidiano. Seu melhor amigo desde a infância é Eric (o excelente Ncuti Gatwa), jovem negro homossexual e que vê em Otis seu porto seguro como pessoa e companheiro do inferno que é o Ensino Médio. Suas vidas eram simples, sem grandes pretensões. Sua missão era passar por essa etapa com alguma glória, mas nem tanta assim. As coisas mudam quando Otis conhece Maeve (Emma Mackey), a "megera" da escola e que serve de alívio agressivo dos "alunos populares". A garota enxerga no tímido, mas inteligente Otis, uma chance de grana quando com um "conselho acidental" sobre sexo a um aluno funciona muito bem vira uma oportunidade.
O palco estava montado para que o programa ganhasse com um compasso muito assertivo qualidade e voz própria dentro do contexto proposto. Os personagens vão ganhando simpatia e outros vão se juntando para que o enredo ganhe ainda maior atenção e aqui vale um destaque: os personagens secundários são tão bem desenvolvidos quanto os protagonistas, ainda que apareçam com menos frequência e vale acompanhar alguns deles, pois têm muito a acrescentar à trama. O que mais gostei foi de como a diversidade foi apresentada aqui: de forma muito natural. Nada parece forçado pra ser aquilo. Apenas é. Ela existe ali de forma fluida e isso me mostrou ainda mais como os criadores estavam realmente antenados. Um dos destaques pra mim foi o Eric que é um dos personagens que mais gostei na trama. Bem desenvolvido, vívido e real. Cresce bastante até o final.
Com apenas oito episódios, o programa entrega momentos de humor, romance, sensibilidade, maldades, bondades e até mesmo ingenuidade. Com muitos palavrões (a dublagem nacional está espetacular) e assuntos mais delicados como aborto ou drogas, o seriado se mantém num nível diferenciado. O elenco parece entrosado e bem dirigido. A trilha sonora é ótima e cada episódio é uma pequena pérola da "dramédia". Um seriado que não teve grande divulgação, mas que está chamando a atenção no boca-a-boca. Não é um seriado sobre aula de sexo. É um seriado sobre aprendizado que tem um tom leve (a maior parte do tempo), mas constrói boas indagações, brinca com os problemas adolescentes sem ser cruel e enxerta qualidade num gênero meio saturado. Uma ótima surpresa e que espero que mantenha essa qualidade na temporada seguinte.
Sex Education- 1º Temp. (Idem, 2019)
Desenvolvido por Laurie NunnElenco: Asa Butterfield, Gillian Anderson, Ncuti Gatwa, Emma Mackey, Connor Swindells, entre outros
Estúdio: Netflix
Duração: 45/55 minutos por episódio
Episódios: 08
TRAILER.
Comentários