Pular para o conteúdo principal

Você 1º Temp. (resenha seriados)

                                  Você- 1º Temp. (EUA, 2018, 10 Episódios) ★★★

Joe Goldberg (Penn Badgley) parece ser um cara legal. É gerente de uma livraria mediana em Nova Iorque e tem ar de bom moço. Com fala mansa e um olhar auspicioso, ele enxerga com detalhes a entrada de Beck (Elizabeth Lail) e começa a analisar que tipo de pessoa é ela. Tenta se antecipar ao que ela faria e passa a lê-la apenas pela forma como anda, se veste e fala. E nesse momento ele bota na cabeça que a quer para ele de qualquer maneira.

O episódio piloto começa de forma "romântica", mas não demora mais do que vinte minutos para perceber que Joe tem algum problema. Rapidamente ele começa a fazer uma busca por redes sociais procurando saber mais de sua "futura amada" e vê nessas plataformas uma maneira de se aproximar, entender e até vigiar a garota com uma obsessividade doentia. No principio tudo parece ser algo mais de curiosidade afobada, mas logo toma uma proporção maior e esquisita.


Você é uma série que não perde muito tempo com a construção psicológica do personagem "perseguidor" se arrastando em  floreios. Ela vai tomando forma gigantesca em poucos episódios e logo temos uma sequencia de ações em que coloca Beck num patamar muito mais perigoso- ainda que ela não saiba. O interessante que apesar de usar as ferramentes de filmes e séries similares, Você encontra sua identidade ao ser ágil em contar sua estória sem ficar presa num suspense eterno.

Por incrível que pareça, mas tinha tudo para ser sombria e com reviravoltas a cada episódio, mas ela segue por um caminho menos escuro e deixa as bizarrices para momentos chaves sem tentar se atropelar. Os coadjuvantes surgem para atrapalhar os planos de Joe, mas logo "aparente meigo" gerente toma suas atitudes para dar cabo da situação, ora com inteligência, ora com ferramentas... físicas.


Nem tudo são flores, verdade. Há momentos em que o programa se enrola um pouco, perde o pique entre alguns episódios, mas logo se encontra novamente. O mais interessante é que Joe não é mostrado como um personagem a ser vencido no final, mas uma pessoa que vai tomando atitudes questionáveis ao logo e que essas decisões o colocam num lugar complicado da trama. Joe é controlador, tem uma psiquê fria, calcula antes de agir, mas encontra no garoto da vizinha um amigo com problemas com o namorado da mãe e sempre tenta ajudá-lo. O enrendo tenta não "vilanizar" Joe, mas não tem como não sentir a escuridão doentia nele.


Seriado bem filmado, bem desenvolvido e que entra para aquele grupo de programas de suspense que muita gente gosta. Tem uma pegada menos afoita, mas todas as ferramentas do gênero estão aqui.

Você- 1º Temp. (You, 2018)
Desenvolvido por Greg Berlanti e Sera Gamble
Elenco: Penn Badgley, Elizabeth Lail, Shay Mitchell, John Stamos, entre outros.
Estúdio: Berlanti Productions, Warner Bros. Television
Exibição: Lifetime e Netflix
Duração: 45/55 minutos por episódio
Episódios: 10

TRAILER.

Comentários

Tatiana Jiménez disse…
Ainda não assisti este, pois tenho receio de como mostram a neurose do cara, eapero que naovocê romantizem isso. Não li o livro, dizem que o foco é o ponto de vista doentio dele. Vou dar uma chance e assistirei, gostei de sua review. Abraço.
EdPontes disse…
Eu não li o livro. Não consigo mensurar os disparates de um para o outro. O cara (Joe) parece ser um cara realmente doente nesse sentido e o romance não é doce-- pelo menos não achei. Oscila um pouco, mas acabei gostando.