Pular para o conteúdo principal

As Tartarugas Ninja


Sim. De cara digo que sim. Sempre fui fã das cascudas, as Tartarugas Ninja! Fui assistir os 3 primeiros filmes no cinema e tudo. E claro... só o primeiro (Teenage Mutant Ninja Turtles, 1991 de Mike Baron) presta, dado que nele respira mais o clima sombrio das HQs de onde surgiram, mas ainda assim, muito influênciado pela animação que tomava conta da TV e as fez extremamente populares na década de 90 do século passado. Com as fachas coloridas e as letrinhas das iniciais de seus nome no cinto ( na versão de onde foram tiradas, as fachas são todas vermelhas e sem letrinhas nos cintos).

Nessa nova versão, dirigida e escrita (com uma mãozinha de Peter Laird, um dos criadores das Tartarugas Ninja junto ao Kevin Eastman) pelo estreante Kevin Munroe, as verdinhos meio que voltam as origens, com ar mais sombrio mas ainda influenciado pela famigerada animação dos anos 90, pelas cores nas fachas. A animação em si é algo completamente novo. Diferente da Pixel ou Dreamworks. Donatello, Raphael, Michaelangelo e Leonardo estão extremamente bem detalhados, assim como os cenário e as cenas de ação. A única ressalva vai para os personagens humanos, que estão bem mais simples de modelagem.

A história em si, é um pouco rasa, mas interessante. Começa com os 4 irmãos vivendo vidas diferentes das que estavam acostumados. Michaelangelo trabalha como animador de festas, Donatello dá acessoria à pessoas que precisam resolver problemas com PCs e Raphael age como vigilante noturno sem ninguém saber. Enquanto Leonardo faz um retiro pela América do Sul em busca de aprimorar-se como líder de equipe. Quando resolve voltar aos EUA, ele dá de cara com um Raphael cheio mágoa pelo irmão ter partido o que dá a animação um ar mais pesado, principalmente na luta tensa entre Leo e Raph no alto dum prédio. Apesar de uma ou duas cena bem adultas, não se engane: a animação foi feita dirigida ao público infantil, se bem, que quando fui assistir com a minha amiga Leilane (coitada... cutuquei e pentelhei ela o filme todo),só tinha marmanjo na sala. Num todo, é uma boa diversão. Como fã, digo que faltou o clima que sempre quis... sombrio, pesado e violento... mas estamos falando de uma animação voltada para a criança de um modo geral, e pode agradar a qualquer um!

Assim como fez com 300 (filme que adapta 300 de Esparta para a telona, oriundo das HQs de Frank Miller), a Devir Livraria lançou em Abril o volume #01 de #02 de Tartarugas Ninja encadernando as primeiras aventuras produzidas em meados de 1984 criadas pelos dois criadores dos cascudos, Kevim Estman (hoje dono da revista Heavy Metal) e Peter Laird. Vale à pena o material.


As Tartarugas Ninja: O Retorno (TMNT-EUA, 2007 - 90 min)

Direção:
Kevin Munroe
Roteiro:
Kevin Munroe
Elenco:
(vozes no original) Patrick Stewart, Sarah Michelle Gellar, Chris Evans, Ziyi Zhang, Kevin Smith, Mako, James Arnold Taylor, Mikey Kelley, Mitchell Whitfield, Nolan North

Comentários

Lucas Ed. disse…
Pois é. Até o presente momento, tivemos três filmes nerds nas telonas este ano: 300, TMNT e Homem Aranha 3.
Sobre o primeiro, minha opinião já é mais que conhecida.
Mas o destaque, agora, vai pro filme das cascudas. Meu cunhado já tinha visto e achado bastante ruim. Entretanto, como eu tenho umas peixadas e num pago cinema, resolvi ir ver assim mesmo. E deu que não me arrependi! Do contrário, achei um filme bem bacaninha, divertido, ágil e prazeroso na medida da minha lembrança dos répteis ninja!
Gostei mesmo! Sobre a modelagem, a dos corpos femininos me agradou sobremaneira, de modo que a estou importando pro meu traço, já que desenhar mulheres nunca, never foi meu forte...

Ah! Faltou falar de Homem Aranha 3... Bem, faço isso no lugar oportuno, ok?
Abraço, macho velho!