Finalmente assisti ao Senhor dos Anéis versão Estendida, coisa que queria fazer desde que soube que isso existia ainda quando Senhor dos Anéis estava em alta e ainda estava saindo para venda e locação, quer dizer, já há alguns anos. Mas como conseguir esses filmes se nunca foram lançador no Brasil? É uma vergonha, mas é verdade. A versão estendida nunca saiu no Brasil, pois a Warneracha que não tem mercado para esse produto aqui! Como assim?! Vai entender. O país teve verdadeira febre de Senhor dos Anéis enquanto a jornada durou e esses manés me vêm com essa. Puta fanfarrice. Bom, o certo é que este ano um amigo me deu os três filmes, obviamente ripados da versão original estendida e com legendas em Português. Quando estive com esse material em mão, relutei um pouco em assisti, e acabei arrastando com a barriga simplesmente com preguiça de assistir. A "febre" tinha passado, por mais que eu fosse um fã de Senhor dos Anéis. Vale levantar alguns pontos. Primeiro é que eu nunca li a trilogia. Eu só vim conhecer Senhor dos Anéis dois anos antes do filme estrear quando ele começou a fazer barulho!
Comecei a ficar empolgado e a criar espectiva, pois naquela época eu começava a despertar meu lado Nerd que eu nem sabia que tinha um, isso nos meus altos dos 23 anos. Já velhinho, admito para "desperatar" isso. Hoje estou com 32. Bem, eu comecei a tomar contato através das revistas de informações e coisas assim, pois a Internet já estava começando a ficar difundida, mas ainda não era tão acessível. Anos mais tarde, bem depois dos filmes sairem da mídia, eu acabei comprando O Hobbit e a trilogia em livros. Li o Hobbit e adorei, mas não tive "coragem" de ler os três livros que compõem a jornada do Anel. Isso até hoje! Pois é. Então pra mim a versão estendida pode ser melhor ainda para quem leu os livros. No meu caso como cinéfilio ele tem outro gosto: cenas a mais que montam com maestria um Senhor dos Anéis mais firme, mais bem orquestrado que as versões de cinema.
E foi com essa visão que passei a semana assistindo aos três filmes ao lado de minha namorada, que nunca tinha parado para assistir aos filmes e simplesmente soltou um sonoro "Eu devia ter assistido isso nos cinemas". Claro que ela pegou a versão estendida, que de cara vale dizer que deixa a versão dos cinemas e dos DVDs do mesmo como aleijados. Simplesmente a versão estendida é melhor por preencher espaços que por muitas vezes não reparamos... algumas mudanças são sutis, sem muita relevancia e sendo de fato despensáveis, mas outras são até importantes e teriam que ter ficado na edição final dos filmes para o cinema. Abaixo cateis essas informações acerca dos filmes e seus estendidos. As descrições abaixos dos extras foram retirados do Fórum FARRA:
Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anél (2001- Duração: 3:40) - Uma nova adição a sequência de abertura do filme em que Bilbo fala um pouco sobre os Hobbits e sua história como se ele estivesse escrevendo suas memórias; - Uma nova apresentação para Samwise Gamgee, mostrando sua habilidade como jardineiro; - Uma cena na estadia Dragão Verde em que iremos ver melhor a camaradagem dos Hobbits (eles até irão cantar juntos); - Os Hobbits presenciam a partida dos Elfos da Terra-Média no caminho de Bree; - Aragorn vigiando os Hobbits enquanto dormem e cantando para si a balada de Luthien e Beren ao longo da noite; - Aragorn frente ao túmulo de sua mãe, onde nós aprendemos como ele foi criado pelos elfos e o quanto Sauron tem caçado-o; - Duas novas cenas de Valfenda onde podemos ver a reação emocional de Arwen vendo Aragorn ir e outra em que Elrond vê a Sociedade do Anel partir; - Uma cena com a Sociedade em Moria onde aprendemos como os próprios anões despertaram o demônio de fogo que mais tarde os destruiu; - A cena em Lothlórien em que a Senhora Galadriel dá a cada um da comitiva um presente de grande importância que mais tarde iriam influenciar em sua missão;
Nota: 9,0
Senhor dos Anéis- As Duas Torres (2002- Duração: 3:45) - Faramir encontra o barco carregando o corpo de seu irmão Boromir (Sean Bean) , o que trás varias lembranças que ajudam a explicar com mais detalhes o relacionamento com seu pai Denethor e sua atitude nada amistosa com os hobbits. - O general dos cavaleiros de Rohan, Eomer (Karl Urban) encontra o seu primo, o príncipe Theodred mortalmente ferido e o trás para casa aonde ele morre, um fato que passa desapercebido pelo seu enfeitiçado pai Rei Theoden (Bernard Hill). - Mais cenas com Eowyn (Miranda Otto), inclusive uma canção no velório de seu irmão Theodred e sua paixão aumenta por Aragorn (Viggo Mortensen) quando ela o vê domando um cavalo usando a línguagem dos elfos. - O encontro entre os hobbits e Barbarvore é mais extenso ( e menos truncado) contendo inclusive a cena em que Pippin e Merry ficam bebados só de ouvir a vóz poderosa do Ent, quase caindo de seus galhos. - Várias pequenas cenas bem humoradas contendo comidas e bebidas : Eowyn (que não é uma boa cozinheira) servindo um prato de aparência terrível a Aragorn que polidamente tenta engolir, Boromir e Faramir dividindo um brinde e proclamando "Hoje a vida é boa", Pippin e Merry crescendo alguns centímetros depois de tomar um elixir feito pelos Ent. - E uma revelação: A idade de Aragorn.
Nota: 9,0
Senhor dos Anéis- O Retorno do Rei(2003- Duração Duração: 4:12) - O confronto final de Gandalf e Saruman - A boca de Sauron - A luta entre o Rei-bruxo e Gandalf em Minas Tirith - Mais cenas de batalha em Pellenor - A marcha de Frodo e Sam entre os Orcs - Faramir falando a Denethor que ele nunca usaria o Anel do Poder (num flashback com Boromir, onde Denethor pede o anel para si) - Aragorn vendo a frota de navios corsários no porto - Faramir e Éowyn na Casa de Cura - Merry oferecendo seus serviços ao Rei Théoden em Gondor - Aragorn revelando a espada Anduil a Sauron - Aragorn, Legolas e Gimli escapando por pouco de uma avalanche de crânios quando estão negociando a aliança com os mortos - Faramir falando com Pippin sobre a armadura que o hobbit usa era a sua armadura quando jovem. Ele diz que ela talvez não sirva ao pequeno mas o hobbit retruca dizendo: "Eu não vou crescer mais, a não ser pelos lados" - Grima sendo morto por Saruman - A bola de fogo de Saruman atacando Gandalf - E para finalizar... Gandalf sendo parado pelo Nazgul montado na besta voadora quando ele ia salvar Faramir de ser queimado vivo. O vilão se aproxima do mago, ergue sua espada aos céus e ela jorra fogo em Gandalf.
Nota: 9,5
Bem, como dá pra perceber, muita coisa ficou de fora na versão para cinema. Algumas como eu já bem disse são dispensáveis, mas dão maior profundidade aos personagens. Já outras cenas são mais icônicas e explicam algumas peculariedades e até remontam melhor a história contada na telona. Em a Sociedade do Anél uma das coisas mais bacanas é mesmo o começo ainda com uma introdução ao Condado dos Hobbits narrado por Bilbo Bolseiro. Outro destaque vem de Valfenda, onde podemos saber um pouco mais sobre Aragorn e sua passagem pela terra dos Elfos. E a cena que mais tem impacto nos filmes seguintes sai de Lothlórien quando Galadriel dá os presentes a cada um da Comitiva do Anél que fará diferença lá na frente. Já em as Duas Torres as cenas estendidas do segundo filme não são tão impactantes quanto as do primeiro filme, pois traçam pequenas extensões de cenas já vistas, no entanto uma em particular sim merece destaque. Determinada hora do filme um flashback mostra Boromir e Faramir em Osgiliath junto ao pai deles, o regente Denethor em uma cena de certa forma forte e que mostra bem como Boromir era cobrado de seu pai pela "glória de Gondor". Algumas outras cenas são o acrescimo de papo arrastado entre Pippin e Merry com os Ents e a sim, como dito acima, a verdadeira idade de Aragorn. Mais velho do que aparenta.
Em o Retorno do Rei, que ganhou 50 minutos a mais de filme, ficando aí com mais de 4 horas de duração (mas os créditos no final são enormes) está o mais completo dos três. O destaque vai para a luta final entre Saruman e Gandalf e o destino de Grima Língua-de-Cobra. Essa sequencia foi simplesmente limada da versão dos cinemas limitando-se simplesmente a uma citação de Saruman não irá mais incomodar. A cena é bem maior e interessante. E outra coisa interessante vem duma batalha final no castelo em Gondor. Tudo mundo ver que Gandalf entra a sala onde Faramir será queimado por seu pai louco sem o cajado, mas a cena em que perde o mesmo é um breve luta entre O Rei Bruxo e o Mago Branco em que foi citado acima, uma magia forte simplesmente destroi o cajado de Gandalf. Outros destaques vão para a aliança com os mortos oferecida por Aragorn. A cena é mais longa e mostra também como os "trio parada dura" Legolas, Gmili e Aragorn foram parar naqueles veleiros dos mercenários.Alguns ainda relutam em afirmar a mestria que foi essa trilogia, essa verdadeira jornada. Para muitos é subestimado, para outros não passou de modinha. Alguns sempre vão torcer o nariz porque são do contra, outros por serem fãs xiitas dos livros e outros porque são frustrados. Sempre vai existir aquele nerd bichão que acha poderia fazer melhor, que acha invés de assistir um filme, prefere ficar procurando falhas pra poder remar na maré contrária. Mas é um fato que Senhor dos Anéis é uma trinca de bons filmes que se tornaram maiores do que são. Que venha O Hobbit em 2011 e 2012 e o universo fantástico do J.R.R. Tolkien.
Comentários