Pular para o conteúdo principal

Sacos de plástico ou de papel?

Uma grande discussão vem sempre sendo debatida nas grandes cidades pelo mundo: meio ambiente. Sabemos que nós, seres-humanos, estamos degradando e envenenando nosso planeta de forma muito rápida, com terríveis danos colaterais entre eles o efeito estufa, o clima maluco, poluição de fontes, desmatamento desenfreado, animais entrando em perigo extinção e ninguém parece dar a mínima. Uma coisa é certa: uma hora vai acabar e aí? Bom, pensando nisso alguns países vem tentando uma forma de minimizar os impactos ambientais, que são muitos. O futuro do mundo estará na reciclagem. Anote aí! Em algumas capitais do Brasil já estão tramitando leis para abolir os sacos plásticos por sacos de papel ou sacolas retornáveis. A lei é polemica para uns, aceitada de bom grado por outros, e ovacionada pelos ambientalistas. O fato é que precisamos entender que uma sacola destas de plástico leva mais de 100 anos para se decompor na natureza. Essa porra é derivada do petróleo e causa muitos transtornos no meio ambiente e principalmente em área urbana... afinal aquele bueiro (Fétido) não se entupiu sozinho e pode ter certeza que esse tipo de dejeto deve estar por lá retendo o fluxo normal das coisas.

Lembro que quando eu ia ao mercantil quando criança, as sacolas eram de papel. Todo mundo vinha com as sacolas nos braços mesmo, e nunca rasgava. Apenas os frios ganhavam sacolas de plástico. Hoje as pessoas são muito cômodas. Não querem erguer um dedo em pró do meio ambiente, que é uma coisa tão importante para que nós mesmos sobrevivamos. Nós tiramos tudo do “mundo”. Somos reféns dele e seus algozes e parasitas ao mesmo tempo. No dia que não tiver mais água potável, camada de ozônio e até oxigênio (caso você não saiba, nosso O2 vem das árvores... ohhhhhhhhhhh), o mundo estará condenado assim como a sobrevivência na Terra. Dramático eu? Nem fudendo. Sendo realista. Isso é real. Essa possibilidade é verdadeira. Tudo que acontece no mundo hoje em dia é um reflexo disso! Medidas drásticas devem ser tomadas agora para que depois ninguém chore pelo leite derramado.

Sei que muita gente se preocupa com Facebook, seu PS3, seu computador de última geração, seu filme favorito, série, praia, balada, sexo, show, esporte, dinheiro, ser famoso, etc. Mas isso tudo será em vão se nosso planeta se voltar contra nós. Enchentes, calor, seca, neve demais, terremotos, tsunamis, poluição não vão querer escolher lar, cidade, estado, país... não quer saber se você tem uma balada, se tem que atualizar seu Facebook, seu tem que jogar seu videogame, se tem que bombar seu computador, se você quer casar, ter filhos, matar um porco... num importa: a natureza vai engolir você com todos os dentes. Não... de novo volto a repetir: não estou sendo dramático. Isso é fato! Então comece por perto de casa mesmo; adote uma sacola retornável. Adote sacolas de papel que podem ser recicladas e reaproveitadas evitando assim o derrubamento de mais árvores. Quando nós não poluímos o meio-ambiente a gente faz um bem para o nosso futuro e várias gerações. Adote essa ideia. Abaixo uma tabela de lixo que demora para se decompor na natureza. É assustador.

Material Tempo de Degradação

Latas de Aço- 10 anos
Alumínio- 200 a 500 anos
Cerâmica- Indeterminado
Chicletes- 5 anos
Cordas de nylon- 30 anos
Embalagens Longa Vida- Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET- Mais de 100 anos
Esponjas- Indeterminado
Filtros de cigarros- 5 anos
Isopor- Indeterminado
Louças- Indeterminado
Luvas de borracha- Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)- Cerca de 450 anos
Papel e papelão- Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)- Até 450 anos
Pneus- Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas- Mais de 100 anos
Vidros- indeterminado

Comentários