Apesar de eu ser DCnauta, a Marvel tem muitos personagens de que gosto e o Homem-Aranha é dos que mais admiro, principalmente suas fases nos de 1980 que foram as que eu mais acompanhei posteriormente, quer seja em especiais que resgatavam essas HQs, quer seja em quadrinhos em formatinho de sebos. O fato é que eu lia muito Homem-Aranha nas fases editadas por aqui de 1994 em diante e o que mais peguei foi a famigerada Saga do Clone, pra mim um dos pontos mais baixos e confusos da cronologia do herói- e uma das mais odiadas pelos fãs. Seja como for, pra mim o Homem-Aranha sempre foi um personagem a ser identificado como "um de nós". Um cara normal, com problemas como contas de luz e no trabalho, que mesmo assim sai pendurado entre os prédios de Nova York para lutar contra a vilania e salvar o dia- algumas vezes o mundo! E acho que esse é o charme do personagem! Há muito tempo eu não comprava uma HQ do Aranha de linha. Acho que desde a época dos formatinhos que eu não compro nada, a não ser os especiais e encadernados quando sei que é um material bacana.
Agora devo admitir que esse material que fora editado pela Salvat numa coleção da Marvel de 60 edições (até onde sei) é de primeira. O primeiro volume a ser lançado em bancas para o "resto" do Brasil este ano veio com O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar de J. Michael Straczynski e John Romita Jr. é um recomeço honesto do Aranha quando o mesmo vinha numa fase pra lá de insossa. O roteirista oriundo das séries de TV consegue resgatar o Homem-Aranha de tempos áureos com seus muitos problemas e atos heroicos. Peter Parker voltou a ser aquele nerd preocupado com tudo a sua volta, se questionando sempre, tentado se ajustar a um mundo evoluído onde ele é um adulto agora e não mais o moleque que tirava fotos para o Clarim. Com uma forcinha de Tia May (mais Tia May que nunca!) Peter resolve lecionar aulas onde estudava quando era garoto para ajudar outros como ele quando era jovem. Paralelo a isso um novo personagem surge com vários questionamentos sobre a origem do Aranha e suas raízes, ao mesmo tempo que um vilão barra pesada aparece para colocar o Aranha numa situação de extremo perigo.
Uma bela HQ ricamente ilustrada, com bons textos, e um material gráfico caprichado da Salvat. Bola dentro. Ainda acho que dá pra encontrar esse volume (que na verdade é o #21 por conta de que as bordas formaram uma imagem e a editora está lançando assim mesmo, em números saltados para depois revelar a imagem). O vol. custou aí R$ 9,90 como promoção para o primeiro da coleção que vem em capa dura. Vale lembrar que a Salvat tem duas distribuições: uma em apenas três estados e outra para o resto do Brasil com diferenças de meses entre uma e outra.
Nota: 9,0
Nota: 9,0
Comentários