Quando botei o olho nisso, eu quis dar uma "espiada". Comecei baixando na internet, mas os diálogos rápidos e sacadas ácidas acabaram me afastando do programa por ora, pois ler tanta coisa e acompanhar o raciocínio dos personagens ficou chato. Eu adoro assistir filmes e seriados legendados, mas tem alguns em particular- principalmente animações- eu prefiro dublado. Então deixei quieto até o Netflix colocar em seu catálogo...e devorei muito rápido o seriado! Rick and Morty é claramente baseado em Doc Brown e Marty McFly de De Volta para o Futuro, só que claro, completamente estrupiado. Aqui Rick é um cientista genial, mas com ares de sociopata que vive com a filha e o genro com seus dois netos, Morty e Summer. O cientista tem criações absurdas que geralmente os coloca em encrencas diversas e bem pesadas. O tom do episódio piloto já denota que o seriado não é para crianças quando Rick e Morty viajam a uma dimensão paralela e numa fuga maluca Rick faz Morty atirar contra seres de outra dimensão alegado que são robôs e que não sentem dor... mas na verdade ele mata seres vivos de verdade! O que mais me chamou a atenção foram as tramas elaboradas que não eram apenas pra assistir e rir de bizarrices e depois passar pro episódio seguinte. Com muita física e ciência, Rick e Morty viajam pelo tempo/espaço causando anomalias, destruindo civilizações, fazendo sexo e pisando na moral como se esmaga uma barata.
A continuidade do programa é outro ponto muito forte. Os criadores quiseram muito mais que contar episódios bizarros sobre alguma coisa, os caras fizeram ligações entre todo o universo interligado do programa, isto é, nada é aleatório e tudo tem consequências. Com tantas viagens pelo tempo e dimensões, alguma coisa acaba "quebrando" e cabe aos dois consertarem as "cagadas". E isso bota também todo o resto da família na berlinda como a irmã que acaba envolvida nas desventuras dos dois e os pais que chegam a ficar presos numa realidade que se torna alternativa e pós-apocalíptica. Em um dos episódios mais bizarros, Rick e Morty não conseguem resolver uma situação e tomam uma medida extrema que (não vou falar aqui) me vez ver que estava diante de um programa denso e muito bem elaborado- e ainda por cima corajoso de tomar medidas como essa. E precisa ter muito planejamento para não se perder, pois há momentos que o tempo e a realidade ficam misturados, gerando ecos dos próprios personagens e ações que acaba eclodindo em diversas continuidades.
Outro ponto muito positivo é a animações em si, pois a técnica é de muita qualidade. E os roteiristas e diretores também estão muito alinhados com o tipo de conto que querem passar. É um seriado para se assistir com muita atenção e estar preparado para qualquer coisa bizarra. Ficção cientifica, aventura e um pouco de Lovecraft com Além da Imaginação, Rick and Morty é uma grata surpresa e espero que continuem a produzir com a mesma inteligência.
NOTA: 10,0
Rick and Morty
Criadores: Dan Harmon e Justin Roiland
Dubladores originais: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer, Sarah Chalke
Temporadas: 2 (2013- até agora)
Emissora original: Adult Swim
Confira um trailer clicando AQUI.
Comentários