Pular para o conteúdo principal

Colony 1ºTemporada (Resenha seriados)

Hoje em dia tem tantas séries genéricas umas das outras que é difícil parar para assistir uma. Eu admito que tenho essa dificuldade de me prender a um seriado. Sei que ha´seriados espetaculares para se assistir, mas tenho esse problema comigo. Pra eu aguentar uma temporada média de 10 episódios, com cada episódio tendo duração padrão de 42min, a série precisa saber me conquistar, ou abandono fácil. Comecei a assistir A Colônia há apenas alguns dias e finalizei até rápido. Essa conseguiu me segurar por toda sua temporada. A trama não é nada genial para um Sci-Fi, onde pessoas estão vivendo numa ambiente controlado por um governo maquiado de ordeiro, mas opressor. A ideia é que houve uma "Chegada" (subtende-se que foi uma invasão alienígena) e agora as populações- ou o que restou delas- vive em ambientes controlados, com um muro de quase um quilometro de altura por toda a extensão para limitar "proteger" as pessoas do que ficou lá fora. Do outro lado? Cidades fantasmas, sem nada, só escombros. Quem infligir as leis? Vão para "A Fabrica", um local temido e assustador. Quem pode ir contra esse totalitarismo? Ninguém pode, mas claro, sempre há os insurgentes.  E é nesse ponto que o bicho pega. De um lado o governo duro, que ao menor sinal de rebeldia, ataca com ferocidade e violência. Do outro lado, células que vão batem de frente provocando atos de terrorismo. 
Aqui temos  Will Bowman (Josh Holloway) e Katie Bowman (Sarah Wayne Callies) que tentam levar a vida como dá, mesmo depois de terem perdido um filho fora das muralhas. A coisa muda de figura quando o governo local recruta Will, que é um ex-agente  FBI, para investigar e prender os insurgentes, com a promessa que o governador local, Alan Snyder (Peter Jacobson), poderá dar a localização de seu filho. O problema? Kate na verdade faz parte da insurgência e começa um jogo de espionagem e contra-espionagem. De um lado Will tenta desbaratar o mais rápido possível Jeronimo- nome dado ao revolucionário que transmite por vias piratas incitações contra o governo, para assim poder ir logo atrás de seu filho caso ainda esteja vivo, e do outro, Kate acredita na causa e acaba entregando todos os esquemas do marido para os rebeldes. O clima opressivo do seriado na verdade lembra um pouco Juiz Dredd. Assim como no quadrinho inglês, uma muralha separa a cidade de uma terra condenada e os policias aqui agem com tanta brutalidade quantos os juízes. A Colônia é uma série que usa bem os recursos que tem. O visual com os efeitos especiais é bem aproveitado e a ideia como um todo funciona muito bem. Um adendo interessante é que temos aqui Carl Weathers, o grande Apolo Creed dos filmes do Rocky como companheiro de trabalho de Will. 

Ótimo seriado e muito bem executado.

NOTA: 8,0

Colony- 1º Temporada (2016)
Criação: Carlton Cuse e Ryan J. Condal
Elenco: Josh Holloway, Sarah Wayne Callies, Peter Jacobson, Amanda Righetti, Tory Kittles, Alex Neustaedter, Carl Weathers
Duração Média: 42 min.
Episódios: 10
Emissora Original: USA Network

Comentários